O MEG Se Trata De Um Modelo Sist Mico

4717 palavras 19 páginas
1. introdução
As mudanças no cenário mundial levam as organizações a assumirem posições cada vez mais importantes na estrutura sócio-política de um país ou região na qual estão inseridas, devido às novas exigências que são incorporadas às necessidades de ação dos gestores organizacionais. O papel do desenvolvimento unicamente associado à economia cede lugar a uma responsabilidade mais ampla. Mais do que nunca, o imperativo de associar à produção, uma série de cuidados para evitar a degradação de áreas urbanas, o desperdício de materiais e energia, verificando-se acima de tudo, o controle da poluição, em seus vários níveis e estágios, entre outros aspectos, configuram como novos e mais adequados indicadores de desempenho social de uma nação (BARBOSA FILHO, 2001).
As idéias de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável, em suas várias roupagens teóricas e ideológicas, emergem como as respostas sociais a um problema colocado para as sociedades contemporâneas (MORAES, 2004).
À medida que aumentam as preocupações com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente, bem como com a proteção da saúde humana, organizações de todos os tamanhos vêm crescentemente voltando suas atenções para os potenciais impactos de suas atividades, produtos e serviços.
2
O desempenho ambiental de uma organização tem importância para as partes interessadas, internas e externas e para atingir um sólido desempenho ambiental é necessário um comprometimento organizacional com uma abordagem sistemática e com a melhoria contínua de um Sistema de Gestão Ambiental.
Um Sistema de Gestão Ambiental baseado na norma
International Standardization Organization (ISO) 14000 fornece basicamente um suporte assistencial para os diversos tipos de organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental
(SGA). O SGA oferece ordem e consistência para os esforços organizacionais no atendimento às preocupações ambientais através da alocação de recursos, avaliações correntes

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Saneamento basico
    99774 palavras | 400 páginas
  • Cultura um conceito antropologico
    38895 palavras | 156 páginas