O MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO ALIADO A CONSTRUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DO TURISMO

Páginas: 13 (3179 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
1 TEMA

O MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO ALIADO A CONSTRUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DO TURISMO

2 PROBLEMA
As constantes transformações das sociedades nos aspectos mais relevantes das organizações humano-sociais determinam a prática e exercem influência de maneira geral no entendimento sistemático do turismo e das políticas que o envolvem. Tais mudanças ocorremcom frequências e intensidades irregulares, razão pela qual, muitas vezes não são devidamente notadas e não recebem a devida importância, mas se refletem e modificam quantitativa e qualitativamente, desde o dia-dia no trabalho e a consciência do homem sobre sua existência material até a percepção dos indivíduos como turista e o comportamento das grandes massas que se deslocam por entre os maisdiversos destinos e atrativos no Brasil e no mundo. A divisão social do trabalho oriunda dos processos históricos de desenvolvimento do capitalismo gerou uma relação antagônica do entendimento individual e coletivo a respeito do tempo livre, do lazer e da prática do turismo em sua abrangência. De que maneira a epistemologia do turismo e as ciências com as quais se relaciona encaram as relações deprodução e trabalho e suas transformações que o antecedem e o circunscrevem?

3 JUSTIFICATIVA
Partindo do princípio de que a prática do turismo se encontra atualmente em diferentes etapas de desenvolvimento de acordo com as realidades em que se encontra inserida, e diversificada em inúmeras vertentes e modalidades, mas que no decorrer da evolução humana, os fatores que motivavam o homem a sedeslocar no espaço, embora intrínsecos como ainda sejam, fossem essencialmente outros e os deslocamentos em si, bem diferentes do que se pode entender por turismo em um contexto mais atual, as atividades humanas relacionadas com o tempo livre, ócio, lazer, viagens e turismo nas sociedades pós-industriais, estabelecem um papel importante no desenvolvimento social e cultural das populações envolvidas esão consequentemente afetadas e pré-determinadas pelos antagonismos das relações de trabalho existentes, decorrentes do modo de produção capitalista. O turismo propriamente dito é composto por aspectos que envolvem várias necessidades, atividades e setores do conhecimento humano. Portanto, se faz necessário um estudo de cunho multidisciplinar para a contribuição epistemológica dos aspectos turísticosque se diferenciam dos estudos e técnicas de caráter mercadológico e comercial do turismo, que estão sob controle econômico e ideológico dos setores mais elitistas do turismo.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL
Esboçar um diagnóstico da realidade prática e acadêmica do turismo, especialmente no Brasil, através de uma análise histórica, tomando por base as influências, limitações e também ascontradições da luta de classes e suas consequências socioeconômicas que afetam e determinam aspectos fundamentais na manutenção e na prática da atividade turística e suas tipologias. Através de pesquisas, estudos e teses já fundamentadas, ressaltar os aspectos mais elementares para a compreensão racional dos sistemas dos quais o turismo é composto, tendo por base uma perspectiva materialistahistórica e dialética, interseccionando tal perspectiva à epistemologia do turismo, em uma análise que se atente às realidades teóricas e práticas da produção de conhecimento em turismo e deste como prática social.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Delinear as bases e limitações da correlação: Turismo e Ciência;
• Demonstrar como as relações sociais de produção antecedem e determinam a existência e ascondições das atividades relacionadas ao turismo;
• Estabelecer a viabilidade do materialismo histórico e dialético como metodologia de pesquisa científica em turismo;
• Apresentar de forma clara e substancial as contradições materiais existentes na prática do turismo contemporâneo e determinar tais influências na epistemologia do turismo.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 O TURISMO, A SOCIEDADE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O materialismo dialético e o materialismo histórico
  • Materialismo Histórico e Dialético
  • materialismo histórico e dialético
  • Materialismo histórico dialético
  • materialismo historico dialetico
  • MARXISMO, MATERIALISMO DIALÉTICO E MATERIALISMO HISTÓRICO
  • Resumo "materialismo historico dialetico"
  • Materialismo historico dialetico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!