O materialismo histórico dialético

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO


O materialismo histórico dialético surgiu através do pensamento marxista-socialista expresso nos livros que foram publicados por Marx e Engels (em contraposição ao surgimento da sociedade capitalista-industrial do século XIX), tendo surgido devido a necessidade de um pensamento que avaliasse a realidade de modo diferente, e em oposição, à concepção idealista da história(vale dizer que Marx tentava superar Hegel - dialética do Idealismo - e Feuerbach - dialética materialista com preservação de valores cristãos) embora adotando o mesmo método dialético (de ambos).
O materialismo histórico é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história, onde parte da questão de que a produção, e a troca dos produtos, é pilar de toda a resoluçãosocial; existente em todas as sociedades que desfilam pela história. Sendo assim, a repartição destes produtos, aliada com ela à divisão dos homens em classes ou camadas, é motivada pelo o que e como a sociedade produz e pelo modo de trocar as suas mercadorias.
Deste modo, é importante apontarmos o que o materialismo indica, onde se afirma que é um conjunto de doutrinas filosóficas que, aorejeitar a existência de um princípio espiritual liga toda a realidade à matéria e a suas modificações. Portando, ressalta que o materialismo é a concepção filosófica que trata o ser, a realidade material, como o elemento que determina o nosso pensamento, as nossas ideias e a nossa vida.
Para o materialista, as respostas para os fenômenos físicos e sociais estão contidas nesses mesmosfenômenos. As ideias e concepções que a nossa mente projeta sobre o mundo estão determinadas pela existência não do pensamento, mas pela existência material dos objetos à nossa volta, e estes incidem sobre nós quando nos relacionamos com eles. Para ficar mais claro, faz-se necessário apontar um exemplo onde, para um idealista, a origem do homem está contida na ideia da criação divina; já para ummaterialista está contida na teoria do evolucionismo de Charles Darwin, ou seja, da evolução das espécies vivas que se deu ao longo de séculos de coexistência entre estes seres vivos e o meio em que viveram.
Já a palavra dialética vem do grego e quer dizer “apto à palavra” ou “movimento de ideias“. Na Grécia antiga, a dialética era a arte do diálogo e, aos poucos, passou a ser a arte de, através dodiálogo, demonstrar uma tese por meio de argumentações capazes de definir claramente os conceitos envolvidos.
Destaca-se que a concepção dialética pôde superar a abordagem idealista do início do século XIX por meio de Karl Marx (1818-1883) e Friederich Engels (1820-1895). Esse dois autores concordavam com a observação de Hegel de que o trabalho era a mola que estimulava o desenvolvimento ede que o pensamento e o universo estão em perpétua mudança, entretanto, discordavam de que as mudanças no campo das ideias seriam categóricas para a significação da realidade. Ao contrário, para eles, são as mudanças ocorridas no nível da realidade material que definem as transformações em nossas ideias. Censuravam ainda a unilateralidade da concepção hegeliana do trabalho, pois Hegel davaimportância em demasia ao trabalho intelectual e não considerava a significação do trabalho físico, material.
Marx e Engels retiraram da dialética todo o revestimento idealista e a aplicaram sobre uma base de entendimento da realidade que parte da concepção materialista como patamar para se analisar a sociedade.
DESENVOLVIMENTO

Na linha das críticas e estudos sobre a sociedade capitalistadestacaram-se dois pensadores: Karl Marx e Friedrich Engels. Ambos elaboram uma nova concepção filosófica do mundo, quando surge o materialismo histórico e dialético. Ao fazerem a crítica da sociedade em que viveram, ambos apresentam propostas para sua transformação: o socialismo científico. Seu método de explicação da sociedade, aplicado à história é o “materialismo histórico e dialético”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materialismo Histórico e Dialético
  • materialismo histórico e dialético
  • Materialismo histórico dialético
  • materialismo historico dialetico
  • MARXISMO, MATERIALISMO DIALÉTICO E MATERIALISMO HISTÓRICO
  • Resumo "materialismo historico dialetico"
  • Materialismo historico dialetico
  • Materialismo histórico dialético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!