O material did tico no ensino da L ngua Ita liana no Ensino Fundamental I da Rede P blic a 1 1

5564 palavras 23 páginas
O MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA LÍNGUA ITALIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA.

Motta, Renata Holmuth¹
Santos, Mário dos²

RESUMO

Este estudo, realizado através de pesquisa de campo, teve como objetivo analisar a real importância do material didático no processo de ensino-aprendizagem e na eficácia dos resultados do ensino de língua italiana a alunos falantes da língua portuguesa e que frequentam o ensino fundamental I da rede pública no município de Jarinu, no estado de São Paulo. O estudo conclui que, para o grupo analisado, o uso de um material didático específico, cujo principal recurso é o livro didático, apesar de contribuir positivamente para o desenvolvimento do trabalho, não é o fator primordial para que se alcancem bons resultados no processo ensino-aprendizagem. Para que o trabalho seja produtivo, prazeroso e apresente resultados esperados com relação à aprendizagem dos alunos, deve-se levar em conta também outros fatores importantes como os métodos e abordagens de ensino de uma língua estrangeira, a pedagogia de projetos, os matérias autênticos, os recursos tecnológicos atuais e a formação continuada dos professores.

Palavras-chave: Material didático. Pedagogia de projetos. Formação continuada.

1. INTRODUÇÃO
A escolha do material didático adequado aos seus alunos é uma das questões mais difíceis para um professor. Não há uma regra a seguir quanto a essa escolha, é necessário conhecer bem o seu público, aquilo que se quer ensinar e como pretende fazê-lo.
O mercado editorial oferece hoje uma imensa variedade de materiais para o ensino de línguas estrangeiras, mas o que fazer quando essa oferta praticamente não existe na sua disciplina? Quem ensina a língua italiana no Brasil se depara com essa questão.
O número desses professores vem aumentando significativamente devido à crescente procura por cursos de língua e cultura italiana, isso se deve não somente à grande presença de oriundos da Itália no Brasil, como pela procura de

Relacionados