O Maracatu Rural e sua importância na influencia cultural no 4º ano A da Escola Ludovico Gouveia de Andrade

783 palavras 4 páginas
Formação de Professores, Prática do Ensino da Arte.
Arte e Educação
Título
O Maracatu Rural e sua importância na influencia cultural no 4º ano A da Escola Ludovico Gouveia de Andrade

Nomes e instituições dos autores
Edileuza Belarmino da Silva, Escola Ludovico Gouveia de Andrade, Condado-PE

Introdução
Este projeto foi realizado com base em observações ocorridas diariamente nas atividades do 4º Ano A da Escola Ludovico Gouveia de Andrade. Trata-se da importância da valorização do Maracatu Rural enquanto cultura de um povo específico. Surgindo da problemática de como valorizá-lo diante da classe discente na escola Ludovico Gouveia de Andrade, localizada na zona rural, loteamento novo tempo, s/n, condado, PE.
Durante algum tempo podemos observar que a Cultura é vista em muitos casos como algo sem importância apenas lembrada em datas comemorativas por um dia. Em uma das frases de Matthew Arnold diz que "A cultura é a busca da nossa perfeição total mediante a tentativa de conhecer o melhor possível o que foi dito ou pensado no mundo, em todas as questões que nos dizem respeito." Com essa afirmação vale lembrar que O Maracatu Rural está inserido nessa cultura escondida nas práticas e costumes de um povo. E é nessa perspectiva que trouxemos um pouco desses costumes, histórias e vivencia por nossos descendentes, fazendo elo com a Escola, pois o ambiente escolar precisa se mostrar mais preocupada e engajada em nossas tradições. Assim sendo, os alunos do 4º ano A da Escola Ludovico Gouveia de Andrade fez esse elo com brilho e valorização antes buscada na comunidade e mostrando o verdadeiro valor dessa cultura.

Metodologia
Para início da intervenção formalizamos com a turma do 4º ano uma breve discussão sobre o Maracatu Rural, efetivando o reconhecimento histórico do Folguedo Popular, seus costumes, crenças, tradições. Dialogamos com as crianças buscando descobrir se as impressões trazidas acerca do folguedo, Apresentação de vídeos retirados na internet das

Relacionados

  • Planejamento estratégico
    62437 palavras | 250 páginas