O manifesto dos pioneiros da educação nova

Páginas: 10 (2348 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2012
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
Contexto histórico e ideologia da educação da época:
* 1930-1945 - Segunda República ou Governo Provisório
* Governo Constitucional – de 1934 a 1937
* Governo Autoritário – de 1937 a 1945
A Educação passou a ser vista como propulsora do processo com a função de instrumento para a reconstrução nacional e promoção social:
* 1924 – criaçãoda ABE – Associação Brasileira de Educação;
* 1930 – formação do Ministério dos Negócios de Educação e Saúde Pública;
* 1934 – Promulgação da Constituição – estabelecendo necessidade de um Plano Nacional de Educação, da gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar e proposições de inúmeras reformas educacionais.
Duas vertentes de pensamento polarizaram os debates sobre educação:* Igreja – iniciativa privada, elitista, doutrina religiosa na escola, separação por sexo, ensino particular e responsabilidade da família quanto à educação.
* Renovadores – Movimento Escola Nova - escola pública, laica, gratuita e obrigatória com um plano nacional de educação.
* a Constituição de 34 atendeu tanto aos renovadores – defendem a educação com direito de todos e deveres doestado, quanto aos católicos, ao prever o ensino religioso facultativo na escola pública.
* 1932 – Renovadores apresentaram Plano de Reconstrução Nacional – Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, fruto de movimento por reformas educacionais tendo à frente Fernando de Azevedo e outros 26 educadores com idéias pedagógicas dos Estados Unidos da América e Europa para adequação do ensino aodesenvolvimento capitalista industrial – novos métodos educacionais se contrapondo à escola tradicional.

REFORMAS

* 1931 – Reforma Francisco Campos – estruturou e centralizou para a administração federal os cursos superiores; dividiu o ensino secundário em 02 ciclos – fundamental de 05 anos e outro complementar de 02 anos – obrigatórios para ingresso no ensino superior e criou ensinocomercial médio profissionalizante.
* Ensino secundário – privilégio das classes médias, pois até 1940, a maioria de escolas por alunos de 12 a 18 anos era de iniciativa privada.
* Nos anos 30 havia só uma escola secundária em São Paulo
* São Paulo foi o precursor dos cursos primários, responsabilidade do estado, que por influência dos escolanovistas foram feitas mudanças nas disciplinas einovações pedagógicas, porém o programa dessas escolas pouco mudou até 1968.
* Em 1930, 54,4% dos alunos estavam fora da escola elementar.
* A partir de 1940, em São Paulo, estado e prefeitura iniciaram sucessivos convênios para a construção e manutenção de grupos escolares.
* Em 1940 - Gustavo Capanema, Ministro da Educação, implementou a reforma educacional: Leis Orgânicas do Ensino,estruturando o ensino industrial que dividia o ensino secundário em 02 ciclos: ginasial e secundário (clássico, científico e normal).
* Até 1940, o ensino primário e os cursos de formação de professores não estavam contidos nas leis educacionais.
* Em 1946, já no fim do Estado Novo, o ensino primário foi organizado com diretrizes gerais, ficando na responsabilidade dos estados, criou-se oensino supletivo primário o Fundo Nacional do Ensino Primário para adequar os recursos e fixaram-se as diretrizes para o ensino normal.

Os projetos educacionais da época, apesar de desencontros nos objetivos, promoveram diretrizes nacionais para a escolarização da população apesar da persistência do modelo dualista do ensino: um para o povo outro para a elite, condicionantes do sistema socialprodutivo e organização social presentes no ideal de educação preconizado e nas limitações do projeto educativo.
Considerações acerca do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
Objetivo do Manifesto:
* Traçar diretrizes de uma nova política nacional de educação e ensino em todos os níveis, aspectos e modalidades .
* O Manifesto representa uma síntese e uma tentativa de avanço sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • O manifesto dos pioneiros da educação nova
  • O que foi o manifesto dos pioneiros da educação nova
  • O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932)
  • MANIFESTOS DOS PIONEIROS DA EDUCAÇAO NOVA DE 1932
  • O manifesto dos pioneiros da educação nova (1934)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!