O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
DISCENTE: EDINETE MENDES CARVALHO

A Reconstrução da Educação no Brasil

O ano é 1932, um dos momentos mais importantesda história da educação brasileira: a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos principais jornais do país.
Dirigido ao Povo e ao Governo, o Manifesto faz umdiagnóstico da educação brasileira na década de 30 e apresenta um plano de reconstrução educacional no Brasil. O documento foi assinado por 26 educadores e intelectuais de renome, liderados porFernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira.
Assim, o Brasil é filho de uma Educação Nova, cujos pais seriam os educadores que tiveram a iniciativa de tentar transformar aeducação do país integrada numa escola única, pública e igual para todos. Consequentemente, assim como tudo que se traz novo, causa choque, esses princípios incomodaram alguns setores conservadores epolíticos do Brasil, pois ao proclamarem por uma educação democrática e laica, os Pioneiros da Educação responsabilizavam o Estado para educar o povo. A educação pública deveria afastar-se das questõesreligiosas, já que naquela época as pessoas ainda viviam a mercê da religiosidade. A Igreja Católica ainda dominava a sociedade. Os Pioneiros chamam-os, então, para as questões sociais, possibilitandoiguais direitos para todos, é compreensível, pois o país vive, na época, em processo de crescimento das classes trabalhadoras e lento de democratização. Um país cujos povo vive com imensas desigualdadessociais, econômicas e intelectuais. Em meio a essa situação, os Pioneiros da Educação iniciaram a luta por uma educação de qualidade, com profissionais capacitados, escolas gratuitas e de iguaisdireitos, sem que houvesse diferença entre o ensino, decorrente da classe social. O aluno, diante de uma educação democratizada, numa escola cidadã, seria crítico e frequentador assíduo da escola,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • O manifesto dos pioneiros da educação nova
  • O manifesto dos pioneiros da educação nova
  • O que foi o manifesto dos pioneiros da educação nova
  • O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932)
  • MANIFESTOS DOS PIONEIROS DA EDUCAÇAO NOVA DE 1932
  • O manifesto dos pioneiros da educação nova (1934)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!