O mangiare Feliche

3088 palavras 13 páginas
1.0 INTRODUÇÃO

A constituição de 1969 fez a intervenção dos estados federais esta emenda modificou o nome de Constituição do Brasil para Constituição Federativa do Brasil, estabelecendo as eleições indiretamente para os Governadores de estados; a ampliação e mandato presidência para cinco anos; a extinção das imunidades parlamentares.
Sem sobra de duvidas 1969 com a chegada de um novo general para comandar o Brasil foi considerada a mais repressora e brutal da ditadura militar conhecida como “os anos de chumbo” e também o governo conhecido como milagre econômico isso porque a indústria Brasileira cresceu e se modernizou muito diferentes dos demais governos.

2.0 CONTEXTO HISTÓRICO

Em discurso na Câmara Federal, o deputado Márcio Moreira Alves, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), exortou o povo a não comparecer às festividades do dia da Independência. Os militares, sentindo-se ofendidos, exigiram sua punição. A Câmara, contudo, não aceitou a exigência. Foi a gota d’ água . Em represália, a 13 de dezembro de 1968, o ministro da Justiça, Gama e Silva, apresentou ao Conselho de Segurança Nacional o Ato Institucional nº 5, que entregou o país às forças mais retrógradas e violentas da nossa história recente.
No período de 31 de agosto a 30 de outubro de 1969 a junta militar integrada pelos ministros da Marinha Augusto Rademacker; do Exército Lyra Tavares e da Aeronáutica. Márcio de Souza e Melo, assume o poder, fechou o Congresso e “ promulgou” a Emenda nº 1 de 1969.
Em 30 de outubro de 1969 quem assume a Presidência é Emílio Garrastazu Médice que governou até 15 de março de 1974. Seu Governo ficou conhecido como “os anos negros da ditadura”. Os movimentos estudantis e sindicais estavam contidos e silenciados pela repressão policial. Nesse período é que se deram a maior parte dos desaparecimentos políticos e a tortura tornou-se prática comum dos DOICODIs, órgãos governamentais responsáveis por anular os

Relacionados