O mal-estar na Civilização

Páginas: 4 (981 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Resumo dos capítulos I a IV da obra “O mal-estar na Civilização”
Autor: Sigmund Freud

Capítulo I

Sigmund Freud inicia seu texto dizendo como as pessoas pensam diferente e como fazem juízos demaneira diferenciada em relação aos antepassados e as coisas e fatos que são importantes.
Após relatar um caso em que troca cartas com um amigo, sobre religiosidade, Freud exprime a dificuldade queé lidar cientificamente com os sentimentos.
O autor ressalta a importância da genética para estudar o sentimento e segue uma linha de estudo do ego. Diz que não há nada que se possa ser mais certodo que o sentimento próprio, o própria ego. Porém ao fazer algumas colocações resume que os sentimentos do próprio ego está sujeito a distúrbios.
O ego não nasce e morre idêntico no indivíduo,passa por um processo de desenvolvimento, portanto o fator idade é importantíssimo. O ego também se transforma pelas inevitáveis sensações de sofrimento e desprazer.
A partir disso, então, surge umadivisão entre o mundo interno, da sensação, do sentimento; e um mundo externo. A exceção é no auge do amor, quando não há diferenciação, uma verdadeira confusão entre “eu” e o tu”. Os distúrbios se dãoquando não há sintonia entre o ego e o mundo exterior.
O sentimento oceânico se dá por meio da união entre o ego e o mundo externo. Assim, esse sentimento existe em muitas pessoas e sua origem vemde uma fase primitiva do sentimento do ego.

Capítulo II

Segundo Freud, em nome da religião é criada a figura do “pai” para substituir a figura paterna da infância. O respeito a Deus é idênticoao respeito paterno na infância.
Para suportar o sofrimento e decepções três artifícios são utilizados:
1º) derivativos poderosos;
2º) satisfações substitutivas;
3º) substâncias tóxicas.
Abusca pela felicidade é uma constante, mas não sendo essa possível o indivíduo busca evitar o desprazer.
O prazer é momentâneo e dependente de uma referência anterior do próprio indivíduo. Já a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mal-estar na civilização
  • Fichamento "o mal-estar na civilização"
  • o mal estar na civilização
  • felicidade e mal estar na civilização
  • O mal estar na civilização
  • O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO
  • O mal estar na civilizaçao
  • Mal estar na civilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!