O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO - RESUMO

Páginas: 16 (3928 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
INTRODUÇÃO

Sigmund Schlomo Freud, criador da psicanálise, nasceu em 1856 na região de Morávia, hoje República Tcheca, numa família judaica. Aos 17 anos,vai à Viena a fim de ingressar na universidade da cidade com o plano de realizar o curso de Direito, mas entra na faculdade cursando Medicina. Se forma em medicina 1881 e no ano seguinte começa trabalhar no hospital geral de Viena. Depois deviajar para frança e trabalhar com Jean Martin Charcot, que possuía um vasto estudo sobre histeria, volta ao hospital de Viena onde passa a tratar jovens senhoras judias que sofriam da tal doença. Em 1886 se casa com Martha Bernays, com a qual mais tarde teria seis filhos. Por motivos financeiros, foi ajudado por amigos mais chegados que financiaram seu casamento, entre eles se destacava JosefBreuer, com o qual realizava profundas discussões que influenciaram em sua primeira publicação sobre a psicanálise.
Em conjunto com Breuer, Freud publica em 1895 a obra Estudos sobre a histeria (Studien über Hysterie), que por meio de estudos dos dois cientistas e casos clínicos de pessoas que sofriam de hesteria, incluindo o famoso caso de Anna O. (Bertha Pappenheim), apresentava psicanálise comomeio para cura de doenças psiquiátricas. Em 1956 o pai de Freud veio a falecer. Mesmo estando abalado com a perda, Freud decide anotar e analisar seus sonhos a fim de comprovar sua teoria. Com base nessas descobertas, em 1900 ele publicou sua obra A interpretação dos sonhos (Die Traumdeutung). Nela ele introduz o conceito de Ego e Inconsciente. Para Freud, os sonhos são uma tentativa doinconsciente em expressar desejos ou resolver problemas e questões de carácter mental, expressando imagens para o pré-consciente para mascarar essas informações. No ano seguinte, publica Sobre a psicopatologia da vida cotidiana (Zur Psychopathologie des Alltagslebens) que possui como tema central o “ato falho” que seriam atos físicos e verbais que representam o que o inconsciente “pensa” sobre determinadoassunto, como, quando o marido chama o a esposa pelo nome de outra mulher, quando ele estava pensando nela.
Em 1905, Freud publica duas obras extremamente polêmicas e originais: Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (Drei Abhandlungen zur Sexualtheorie) e Os chistes e a sua relação com o inconsciente (Der Witz und seine Beziehung zum Unbewußten). No primeiro Freud discorre sobre a perversão eo desejo sexual. Neste ele também discorre que o caminho da sexualidade não começa na puberdade, e sim na infância. Em “Os chistes e a sua relação com o inconsciente”, em uma narrativa complexa, Freud explica as relações entre o Superego, Ego e o Id com o senso de humor, onde um controla o outro e se influenciam mutualmente. Cinco anos depois, acontece a publicação de Totem e Tabu (Totem undTabu), que é uma coleção de quatro estudos publicados no jornal Imago nos anos entre 1912 e 1913. Aplica conceitos psicanáliticos para fazer estudos comparativos nos campos da arqueologia, antropologia e religião. Na década de 1920, Freud criou outros dois excelentes trabalhos que marcaram pontos altos e baixos na aceitação de suas teorias. A obra Além do principio do prazer (Jenseits des Lustprinzips)dita a existência, de Eros (amor), que seria o responsável pela criatividade, harmonia, conexão sexual, reprodução e auto-preservação, e de Tanatos (morte), este responsável pela destruição, repetição, agressão, compulsão e auto-destruição. O Ego e o Id (Das Ich und das Es, 1923) marca sua presença como uma publicação da base da psicanálise. Nele o cientista faz a análise da psique humana,definindo a teorias da dinâmica entre o id, o ego e o superego.
Na década de 1930 escreveu seu principal e mais lido trabalho. O Mal-estar Na Civilização (Das Unbehagen in der Kultur, 1930) é um dos trabalhos mais importantes e mais lidos de Freud. Nela ele enumera as tensões básicas entre a civilização e os indivíduos. O primeiro atrito seria a divergência entre aquilo que é desejo individual e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de O Mal Estar Na Civilização
  • O Mal-Estar Na Civilização (resumo)
  • Resumo Mal estar na civilização
  • Resumo de mal estar na civilização
  • Resumo
  • Resumo o mal estar na civilização, freud
  • resumo do livro o mal estar da civilização
  • Resumo por capítulo o mal estar na civilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!