O Magico de Oz
L. Frank Baum
Chicago, abril, 1900
Desde sua primeira publicação, em 1900, 'O Mágico de Oz' tornou-se um dos livros infantis mais lidos e amados de todos os tempos.
O que torna esse livro tão especial e duradouro?
O romance de L. Frank Baum, originalmente intitulado "O Maravilhoso Mágico de Oz", é um dos maiores sucessos editoriais da literatura infantil. A obra tem sido traduzida para diversos idiomas e adaptada para o cinema, teatro e televisão.
L Frank Baum
Nascido em 1856, em Chittenango, Nova York (EUA), Lyman Frank Baum era um homem sonhador e criativo, que sempre gostou de estar rodeado de crianças e contar histórias para elas.
Antes de ser um escritor de sucesso, foi editor de jornal, ator, gerente de vendas, vendedor ambulante e até tentou criar uma raça exótica de galinhas.
Passava muitas horas viajando a trabalho e na volta gostava de contar histórias para os filhos e para as crianças da vizinhança.
Foi assim que sua sogra o incentivou a escrever as histórias que contava. Nasceu então o primeiro livro de Baum, 'Mamãe Ganso em Prosa' (1897). No ano seguinte, Baum publicou "Papai Ganso", que se tornou um grande sucesso e o best-seller infantil daquele ano. Este livro foi ilustrado por W. W. Denslow, com quem ele trabalharia de novo em 'O Mágico de Oz'.
O Maravilhoso Mágico de Oz
Uma noite, um grupo de crianças pegou Baum de surpresa e exigiu que ele contasse uma história. Baum contou-lhes a respeito de uma menina de fazenda do Kansas chamada Dorothy, que foi carregada por um ciclone para uma terra estranha onde encontrou um espantalho, um homem de lata e um leão medroso. Uma das crianças perguntou:
- Como se chama essa terra?
Pego de surpresa, Baum olhou em volta a procura de