O móvel e o tempo

Páginas: 70 (17369 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
o Design que se Adapta às Transformações

O MÓVEL E O TEMPO:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE DESIGN

o Design que se Adapta às Transformações

O MÓVEL E O TEMPO:

Tatiana Zacheo Rodrigues

Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Design Industrial, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação:Célia Regina da Silva, M. Sc.

FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA 2006

iii

TATIANA ZACHEO RODRIGUES

o Design que se Adapta às Transformações

O MÓVEL E O TEMPO:

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Design Industrial da Universidade do Estado de Santa Catarina com requisito para obtenção do título de Bacharel em Design Industrial.

Banca Examinadora:Orientador: ______________________________________________________________ Célia Regina da Silva, M.Sc. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Membro:_________________________________________________________________ Rodrigo Gonçalves dos Santos, M. Sc. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – CEFET/SC Membro:_________________________________________________________________ Carlos Eduardo Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

FLORIANÓPOLIS, Dezembro de 2006

iv

Dedico...

a todas as pessoas que passam o dia fora de casa e ao possua móveis de qualidade.

retornar merecem ser recebidas por um lar que

v

Agradeço...

Àqueles que me deram vida, amor e foram meus primeiros mestres – minha mãe e meu pai. Àquela que é minha eternaamiga – minha irmã.

Àquele que é mais que um amigo, mais que um amparou, incentivou e acreditou em mim - Vinícius.

companheiro, mais que um namorado e sempre me A todos meus mestres que me encaminharam por

essa jornada de conhecimento. Em especial, minha orientadora que me acompanhou por esses quatro anos de faculdade, Célia.

vi

Menos é mais. Mies van der Rohe

Oh, não discutam a“necessidade”! O mais pobre dos mendigos

possui ainda algo supérfluo na mais miserável coisa. Reduzam a natureza às necessidades da natureza e o homem ficará reduzido ao animal: a sua vida deixará de ter valor. Compreendes por acaso que necessitamos de um pequeno excesso para existir? Shakespeare

“(...) que os artefatos, que os objetos, que os utensílios, que as

máquinas, que as criações nãoirritem: que se encaixem como necessidades; que sejam simples em sua fabricação, em seu uso, que sejam reparáveis e de longa vida; que não constituam agressão que sejam ecologicamente compatíveis; que não estimulem o delirante desperdício dos recursos não-renováveis. Se isso se tornasse realidade, começaríamos a ter uma alternativa para o desenho industrial, uma alternativa descolonizadora dodesenho da Periferia”.

chave numa fechadura, entendida esta última configuração de

visual, que não apresentem a penetrante auréola do “bom design”;

Gui Bonsiepe

vii

RODRIGUES, Tatiana Zacheo. O Móvel e o Tempo: o design que se adapta às Curso de Design Industrial, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2006.

transformações. 2006, 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduaçãoem Design).

RESUMO O objetivo desse trabalho é perceber a sociedade em transformação continua como Levantamento da relação do design industrial e do homem, do homem e do móvel, Faz uma busca por soluções que gerem maior acessibilidade dos consumidores ao

foco no design industrial aplicado a produção dos móveis. do móvel e do Brasil – país de periferia.

mobiliário e propõe um estreitamentodos laços na relação homem-mobília, através da modularidade, customização e “monte você mesmo”, com intuito de gerar maior longevidade do mobiliário sem gerar o desrespeito a individualidade do homem e sua necessidade de consumo. arquitetos em função do tempo. As necessidades de adaptação moveleira acompanhando as levantamento da situação da industria moveleira e como ela se estruturou no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ordenação do cosmos e o tempo como imagem móvel da eternidade
  • A utilização de processadores em dispositivos móveis ao longo do tempo.
  • moveis
  • Moveis
  • MOVEL MOVEIS
  • Moveis
  • Moveis
  • MÓVEIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!