O método: a metafísica dos problemas

Páginas: 16 (3963 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2013
Curso de Direito
Filosofia Geral do Direito













O MÉTODO: A METAFÍSICA DOS PROBLEMAS













29 de julho de 2013













O MÉTODO: A METÁFISICA DOS PROBLEMAS







Trabalho desenvolvido como seminário a ser apresentado em sala, sob a orientação do professor.
















29 de julho de 2013.


SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho trataremos sobre os aspectos da metodologia na metafísica de Hartmann, ele investiga a teoria dos valores (axiologia) utilizando-se da fenomenologia de Edmund Husserl. O autor João Mauricio Adeodato faz uso desse contexto para relacionar as teorias de Hursserl e Hartmann com as ideias pós-modernas e gerar uma melhor compreensão do que seria aFilosofia do Direito.



2. O MÉTODO: A METAFÍSICA DOS PROBLEMAS


2.1. Problema e Sistema


Para Husserl, a existência de tantos sistemas filosóficos antagônicos evidenciaria o fracasso da filosofia metafísica até então dominante. Defendendo uma posição intermédiaentre Husserl, que rejeita toda filosofia anterior e quer estabelecer princípios radicalmente novos. Hartmann quer determinarprincípios – só que justamente a partir da história da filosofia. Esses conteúdos universais são os problemas: “Essa tentativa” (a metafísica do conhecimento, a metafísica dos problemas)esforça-se no sentido de seguir exatamente a atitude natural da consciência cognoscente e de compreender o fenômeno do conhecimento (sempre entendido como os problemas mais íntimos do conhecimento) na maior amplitude eintegridade possível.
Daí a contribuição decisiva de Husserl e do método fenomenológico: os dados que a percepção apreende constituem o ponto de partida de uma filosofia correta, a origem dos problemas que o sujeito se propõe e também a fonte para a tentativa de solução dos mesmos. Por conseguinte, a descrição dos fenômenos compõe a primeira parte do método filosófico adequado. O erro fundamental deHusserl, critica, que o impediu de levar seu método a uma dimensão mais ampla, foi ter reduzido a fenomenologia quase que exclusivamente à descrição de fenômenos lógicos e psicológicos, sem perceber seu alcance muito maior. Seu outro erro, superestimar o papel da fenomenologia e resumir a essa descrição dos dados a filosofia.
A segunda parte da metodologia filosófica consiste em pôr em relevo ascontradições, aporias, antinomias. A teoria, o terceiro e último estágio metodológico, precisa ir além dos fenômenos e de sua mera descrição: ela deve achar algo, por assim dizer, por trás deles, descobrir conexões não exatamente evidentes.
Insista-se que a metafísica dos problemas não se posiciona incondicionalmente contra a sistematização, desde que esta apareça em seu devido tempo. Aocontrário, construir algum sistema é um objetivo desejável.
Colocados esses pressupostos, vai-se agora ver um pouco mais detalhadamente a aplicação e alguns dos resultados a que chega Hartmann com seu método. Isto será útil, vez que se pretende, mais adiante, aplicar a mesma metodologia a alguns problemas da teoria do direito e testar sua fecundidade. Por ora, ver-se-ão a descrição de fenômenosobservados por Hartmann no processo de conhecimento, algumas das aporias mais importantes que levanta, e finalmente, a teorização com que tentou conciliá-las.


2.2. O lugar da fenomenologia no método filosófico


A filosofia nasce como cosmologia, que seria a busca do princípio que causa e ordena o cosmo e tudo quando nela acontece. A ontologia surge com Parmênides no estudo do ser, para comprovarum pensamento verdadeiro onde não se admiti pluralidades, o Ser é uno e único. Logo o significado de ontologia é o estudo do conhecimento do Ser, dos entes ou das coisas tais como são em si mesmas, real e verdadeiramente e a Metafísica quer dizer aquilo que é condição e fundamento de tudo o que existe e de tudo que puder ser conhecido.
Depois a ideia de Metafisica será aprofundada com Platão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • problemas de metodos
  • O PROBLEMA DO MÉTODO NAS CIENCIAS HUMANAS
  • Metodos para resolução de problemas matemáticos
  • Problemas dos métodos de interpretação
  • Metodos de solu o de problemas
  • Metodos Problemas de pesquisa
  • MASP-metodo de solução de problemas
  • Método de resolução de problemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!