O método tocá rufar

Páginas: 17 (4248 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
Manuais Tocá Rufar



O MÉTODO TOCÁ RUFAR – LIVRO 1
OFICINAS DE PERCUSSÃO TRADICIONAL PORTUGUESA NAS ESCOLAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO





imagem da capa –













Edições Tocá Rufar ®

Manuais Tocá Rufar



O MÉTODO TOCÁ RUFAR – LIVRO 1
OFICINAS DE PERCUSSÃO TRADICIONAL PORTUGUESA NAS ESCOLAS DO
1º CICLO DO ENSINO BÁSICODezembro 2009
Edições Tocá Rufar ®
Paio Pires, Seixal





Edições Tocá Rufar ®




À memória de Guiomar Matela














Imagem ou imagens do concerto do oÓquesomtem? com o álbum Ó Tambor no Teatro da Trindade em 1996.




Prefácio


A contingência de ensinar percussão tradicional Portuguesa germinou em 1996, no Teatro da Trindade, em Lisboa. Após umespectáculo do grupo de percussão Rui Júnior & oÓquesomtem?, apresentando o mais recente álbum Ó Tambor, João Brites e Natércia Campos procuraram Rui Júnior nos camarins e lançaram-lhe a proposta de criar um espectáculo para a Expo’98, representativo do instrumento bombo e da percussão tradicional Portuguesa.

Este projecto fazia par com outros dedicados à música Portuguesa e que abrangiam,nomeadamente, o cavaquinho, da responsabilidade de Júlio Pereira, canto a cappella por Amélia Muge, adufe por José Salgueiro, concertina pelas mãos de Artur Fernandes e sanfona por Fernando Meireles, entre outros. Estes espectáculos integravam a Programação Prioritária Nacional da Expo’98.

Rui Júnior aceitou o desafio e concebeu fundar, para o efeito, a maior orquestra de percussão tradicional Portuguesa,feita de 300 crianças e jovens. Lembrava-me que o bombo era tocado em cortejos com dezenas de homens; por muita gente ao mesmo tempo, quero dizer – conta Rui Júnior. A memória vinha-lhe da infância, nas margens do Douro, quando era o mais novo do grupo tradicional de bombos Os Mareantes do Rio Douro e seguia abrindo o desfile a tocar caixa-de-rufo.

Neste ímpeto, viu-se em mãos com anecessidade de juntar e formar 3 centenas de tocadores de bombo, caixa-de-rufo e - porque não!? - de timbalão; e decidiu ir buscá-los às escolas. A estratégia consistia em contactar as autarquias propondo dar formação gratuita de percussão tradicional Portuguesa nas escolas dos respectivos municípios, a todos os alunos que conseguisse angariar. Em contrapartida, no final do projecto, cada autarquiaapoiaria, com um determinado valor, a participação dos seus alunos no espectáculo final.

Rui Júnior e mais três sócios, músicos também, abandonaram as respectivas carreiras artísticas para se dedicarem em exclusivo a este empreendimento. Contactaram 48 autarquias das quais 3 abraçaram o projecto, designadamente, Lisboa, Loures e Seixal; e firmaram os primeiros passos do que é hoje o Tocá Rufar. AGuiomar, a minha falecida companheira, que era professora, dava-nos dinheiro para a gasolina e lá íamos nós dar aulas às escolas. Juntámos cerca de 800 alunos que ensinávamos com a ajuda de um só bombo, uma caixa-de-rufo e um timbalão – lembra Rui Júnior.

O sonho de Rui Júnior passou a ser, então, também o desejo daqueles que se foram juntando e empenhando nele a sua dedicação e, nalguns casos, osseus projectos de vida. A 21 de Julho de 1998, a maior orquestra de percussão tradicional Portuguesa subiu, fruto de um trabalho de muita convicção, entrega e teimosia junto das escolas, ao palco da Praça Sony, juntando 300 tocadores e respectivos instrumentos. Nessa noite cumpriu-se o objectivo primeiro que se tornou, afinal, no princípio do Projecto Tocá Rufar.

Este livro fala de como,presentemente, o Tocá Rufar desenvolve a sua actividade formativa nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, dizendo da estratégia de abordagem às escolas, o programa usado no primeiro ano de oficinas de percussão e o modo de integração destes alunos na Orquestra de Percussão Tradicional Portuguesa Tocá Rufar.





Índice



Introdução – Abrir Caminho nas Escolas ...... XX
Programa Anual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • toca
  • Toca do cafe
  • Unica toca
  • toca me ao bicho
  • Como se Toca bai o
  • Toca Bisnau
  • CBN- A radio que toca notícia
  • Jesus toca sua ferida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!