O MÉTODO PDCA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA CONTÍNUA NO SETOR DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

1891 palavras 8 páginas
O MÉTODO PDCA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA CONTÍNUA NO SETOR DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Ingrid Christine de Miranda Andrade Passos*
Hayla Gonçalves do Carmo*
* graduando do curso de Administração na Faculdade Sul Fluminense – FASF.

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar melhorias no setor de recrutamento e seleção através de um melhor planejamento e controle dos processos e atividades. Propõe-se que aplicando uma das ferramentas gerenciais que auxiliam nos processos de tomada de decisões e os tornam mais eficazes, pode-se evitar retrabalhos e ações corretivas a toda instância, tornando assim o processo mais assertivo. Essa melhoria se dá através do método PDCA que pode ser usado desde os processos mais simples até os mais complexos, pois é um valioso método de controle e melhoria contínua usado por grandes gestores.
PALAVRAS-CHAVES: Recrutamento e seleção, Planejamento, Controle, Melhoria Contínua, PDCA.

1. INTRODUÇÃO

O artigo proposto pretende abordar os principais conceitos relacionados a melhoria contínua no processo de recrutamento e seleção e analisar sua relação com o ciclo PDCA, mostrando assim, sua aplicabilidade dentro dos setores através de um melhor controle e qualidade dos processos.
Para Taylor (1995), a administração adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas por quatro princípios: Princípio de Planejamento (substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método); Princípio de Preparo (preparo da mão-de-obra e máquinas/equipamentos de produção); Princípio do Controle (controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto); e Princípio da Execução (distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada).
Atualmente o mercado se encontra globalizado e isso, passou a ser o principal fator

Relacionados