O método de observação na psicologia

Páginas: 13 (3047 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE TIRADENTES
PSICOLOGIA

REINILSON DOS SANTOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
O MÉTODO DE OBSERVAÇÃO NA PSICOLOGIA

Aracaju
Abril / 2012
REINILSON DOS SANTOS






PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
O MÉTODO DE OBSERVAÇÃO NA PSICOLOGIA

Pesquisa apresentada como requisito de recomposição da nota na I Unidade da disciplina Técnicas de Observação Psicológica, ministrada pelaProfessora Rochele Bezerra Barbosa, no 1º Semestre de 2012.

Aracaju
Abril / 2012
SUMÁRIO

1.
INTRODUÇÃO 04
2. OBSERVAÇÃO 05
2.1 LINGUAGEM CIENTÍFICA 05
2.2 SITUAÇÃO DE OBSERVAÇÃO 06
2.2.1 REGISTRO DA OBSERVAÇÃO 07
2.2.1.1 DEFINIÇÃO DE EVENTOS 07
2.2.1.2 O REGISTROPROPRIAMENTE DITO 08
2.3 TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO DIRETA 09
2.3.1 ESCOLHA DA TÉCNICA 12
2.3.2 INSTRUMENTOS DE REGISTRO 13
3. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

4
1. INTRODUÇÃO

A observação consiste no ato de ver com atenção, de fazer considerações a partir de umponto de vista, esta capacidade está presente de maneira informal e corriqueira, tendo auxiliado a humanidade em seu processo de aprendizagem e evolucionista. Contudo, quando a observação torna-se uma técnica cientifica, esta é sistematicamente planejada, é submetida a verificações e controles de validade e precisão.
No processo evolutivo da psicologia como ciência, a observação consiste em umaferramenta de extrema importância para coleta de dados sobre o comportamento e da situação do ambiente. Pois, posterior ao processo de observação, o psicólogo é capaz de identificar possíveis deficiências e elenca as variáveis do comportamento e ambiente, em posse desses elementos ele é capaz de escolher qual(is) a(s) técnica(s) e procedimento(s) mais adequados para atingir os objetivos alcançados.5
2. OBSERVAÇÃO

O que seria observar? "Observar v. t. 1. Examinar miudamente; estudar. [...] 5. Examinar atentamente a(s) pessoas (s) e/ou o ambiente que a(s) cerca. 6. Vigiar as próprias ações." (FERREIRA, 1985, p.337)
O ato de observar atualmente tem sido usado como ferramenta para auxiliar a avaliação dos candidatos nos processos seletivos. Em geral, nas dinâmicas de grupo é mais nítidaa utilização da observação, cuja finalidade é registrar os comportamentos dos candidatos. Como destaca Danna e Matos (1999, p.23), "A observação é utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental".
Erthal (2003) comenta que a observação é a simples constatação de um fato, exatamente como se apresenta ao indivíduo. Além disso, Fagundes (2002) menciona que osobservadores devem prender-se aos fatos perceptíveis principalmente pelos sentidos, destacando-se a visão e audição. Assim, entramos na descrição de uma observação, como fazê-la, a qual Fagundes (ibid), afirma terem de ser feitas utilizando uma linguagem científica.

2.1 LINGUAGEM CIENTÍFICA

O relato dos fatos pode ser feito de diversas maneiras, dependerá do objetivo a ser alcançado através daobservação. No caso deste estudo, ao invés de interpretar as intenções do sujeito, o observador deve descrever as ações a serem observadas. Como citado por Danna e Matos, (ibid), "A linguagem objetiva busca eliminar todas as impressões pessoais e subjetivas que o observador possa ter, ou interpretações que ele possa dar acerca dos fatos."
Na linguagem científica de comportamentos, segundo Cunha (apudFAGUNDES, 2002, p.25) e Danna e Matos (1999, p.30-36), durante a observação é fundamental a objetividade, a clareza, a exatidão e a concisão. Esses autores ainda ressaltam que ao descrever os comportamentos devemos fazê-lo na seqüência que estes ocorrem de maneira direta, tendo cuidado com termos amplos, indefinidos ou vagos e ambíguos.
6
A linguagem terá objetividade quando se restringir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA
  • Métodos de observação em psicologia
  • Método de observaçao na psicologia
  • O método de observação na psicologia: considerações sobre a produção científica
  • Métodos de observação
  • Métodos de observação
  • metódos de observação
  • Métodos de observação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!