O método comparativo em antropologia social

Páginas: 2 (261 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2015
Análise texto: RADCLIFFE-BROWN, Alfred R. O método comparativo em antropologia social. In: Radcliffe-Brown. Coleção Grandes Cientistas Sociais n.3. São Paulo: Ática,1978. P. 42- 58.

Agnes A. Santos
Tiago Salmin

Os estudos comparativos são fundamentais para que a Antropologia social não se limite a ser uma historiografia, ou umaetnografia, uma vez que Boas aponta que a Antropologia Social consiste no estudo das regularidades apresentadas nas diferentes etapas de desenvolvimento da sociedadehumana.
O antropólogo ao passo que traça paralelos entre diferentes mitos e suas raízes, traça aproximações entre os diferentes povos e suas lendas e mitos e o impactogerado por estes no interior da organização social, a partir de um exemplo de uma sociedade podemos partir para problemas, questões maiores, lançando mão do métodocomparativo.
Muitas vezes, os mitos encontrados nas diferentes sociedades por nós estudadas apresentam pares de contrastes entre pares de contrários, sendo que Radcliffe-Brownaponta que é tarefa de um estudo comparativo traçar quais as diferentes formas que uma oposição entre metades adquire, sendo que estas metades, no mais das vezesinfluenciam na construção do ritual de parentesco.
É por intermédio de nosso estudo comparativo que podemos traçar um paralelo entre os mitos de cada sociedade e um princípioestrutural da sociedade. Conforme aponta o próprio Radcliffe, “o método comparativo é, portanto, aquele pelo qual passamos do particular para o geral, do geral para o maisgeral, com o objetivo em vista de que podemos deste modo chegar ao universal (...)”1. O método comparativo formula assim não apenas problemas, bem como soluções.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha. Radcliffe Brown. "O método Comparativo em Antropologia Social”
  • As limitações do método comparativo da antropologia
  • As limitações do método comparativo da antropologia
  • Resenha "as limitações do metodo comparativo em antropologia"
  • As limitações do método comparativo em antropologia. franz boas.
  • RESENHA: As limitações do método comparativo da antropologia, 1896.
  • Resenha de "As limitações do método comparativo da Antropologia", de Franz Boas
  • Método comparativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!