O MÉTODO CIENTÍFICO E SUAS APLICAÇÕES

Páginas: 16 (3964 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2013
O MÉTODO CIENTÍFICO E SUAS APLICAÇÕES

Depois do rápido exame sobre o que é o conhecimento e seus tipos, voltemos nossa atenção para o método científico, suas propriedades e características gerais.

Primeiro, é preciso refutar a crença, muito disseminada, segundo a qual o método científico proporciona receitas infalíveis para o cientista obter a verdade dos fatos.

Tal crença é falsa,primeiro, porque o método científico não dá receitas, nem tão pouco é um receituário. Segundo, porque não é infalível nem milagroso.

O método científico proporciona uma orientação geral que facilita ao cientista planejar sua investigação, formular suas hipóteses, realizar suas experiências e interpretar seus resultados.

Tal orientação não é absoluta, definitiva e pode falhar. Além disso, ométodo científico pode ser aperfeiçoado.

Método científico, portanto, é um instrumento utilizado pela ciência na sondagem da realidade, mas um instrumento formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais os problemas científicos são formulados e as hipóteses científicas são examinadas.

Esse conjunto de procedimentos apresenta-se com uma unidade sistemática, mas sua aplicação depende doobjeto da ciência. Ele não é aplicável igual na Matemática e em Letras, por exemplo. Contudo, as diferentes técnicas subordinam-se às normas do método científico e, além disso, apóiam-nas e aperfeiçoam-nas.

É preciso ressaltar que as normas gerais do método científico não são absolutas. As ciências só se submetem aos métodos e técnicas enquanto estes são adequados para a consecução de seusobjetivos.

Porém, formadas pelo acúmulo da experiência coletiva através dos tempos, as normas não podem ser mudadas por qualquer motivo. Se assim fosse, a Ciência perderia seu critério de rigor e cairia no caos. Mas, apesar disso, a Ciência é livre para ampliar ou modificar suas normas gerais de orientação metódica, sempre que necessário, com o objetivo de tornar sua atividade ainda mais racionale objetiva.

Qualquer pessoa que tente solucionar um problema pode empregar o método científico.

Para ilustrar o ponto, considere o seguinte exemplo: você está indo a uma loja quando seu carro apresenta superaquecimento.

No caso, o problema revelado pela observação (uma luz de alerta de temperatura) que lança à investigação se torna claro imediatamente. Mas o que estaria causando osuperaquecimento? Uma hipótese poderia ser um defeito no termostato. Outra envolveria o radiador. Uma terceira seria que a correia do ventilador poderia ter se partido.

A solução mais simples, muitas vezes, representa o melhor ponto de partida. O mais fácil a fazer, nesse caso, é verificar a condição da correia do ventilador.

Caso você descubra que ela está mesmo partida, há motivos paraacreditar que seja essa a causa do superaquecimento.

No entanto, ainda é necessário um teste para confirmar. O teste, no caso, envolveria substituir a correia e ligar o motor para ver se o carro se superaquece. Caso isso não aconteça, você pode aceitar a hipótese relacionada à correia do ventilador. Mas se a correia não estiver partida, ou se sua substituição não impedir o superaquecimento do carro,a hipótese terá de ser revista.

Talvez você tenha percebido que o exemplo oferecido não contém uma hipótese em forma "se... então". Isso se deve ao fato de que problemas cotidianos não requerem esse tipo de formalidade. Mas requerem uma abordagem lógica e uma progressão de pensamento que resulte em uma hipótese passível de teste.


CRITÉRIO DE VERDADEIRO:

Ao avaliar uma proposiçãocientífica, o cientista não pode, conscientemente, deixar-se levar por critérios subjetivos. É uma atitude anticientífica, por exemplo, aceitar como verdadeira uma solução química vermelha, em detrimento de uma verde, apenas porque o vermelho é sua cor preferida.

É evidente que isso não exclui inteiramente a participação de algum subjetivismo na formulação de uma hipótese, ou em determinada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecimento cientifico e metodo cientifico
  • conhecimento cientifico e metodo cientifico
  • Métodos científicos
  • Metodos cientificos
  • Metodo cientifico
  • metodo cientifico
  • Metodos cientificos
  • Métodos Cientificos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!