O ludico nas series iniciais do ensino fundamentl

497 palavras 2 páginas
Devemos saber que ensinar é levar a descobrir. O ensinar não pode ser apenas transmissão de conhecimentos sem nenhum significado. Temos que ensinar a pensar. A humanidade não é formada por seres estáticos e imutáveis, mas sim, pessoas que frequentemente evoluem.
De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, p.23) Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Desde a época de Platão e Aristóteles, já havia o interesse de uma educação realizada com prazer. E de acordo com cada realidade vivida, essa situação foi se moldando e juntamente com ela, a ludicidade caminhava junto. Existiram momentos sem muitos significados expressivos e descontextualizados diretamente com a educação, mas, mesmo assim; deram sua contribuição as mães trabalhadoras e hoje está assumindo um lugar de destaque junto à educação auxiliando na formação de conceitos, conhecimentos e integração a realidade. Educar com auxílio da ludicidade é tornar o ser humano cúmplice, consciente e alegre diante dos desafios que enfrenta durante sua formação.
Almeida (1995, p.41) ressalta: A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.
É necessário ter a consciência de quem se está educando. Devemos respeitar toda história pessoal do aluno para que se possa dessa maneira

Relacionados

  • TRABALHO OSANA
    4835 palavras | 20 páginas
  • PPP DIGITADO 1
    29468 palavras | 118 páginas