O livro didático no ensino de geografia

Páginas: 10 (2434 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O livro didático no ensino de Geografia

Lucimar Nóbrega
Sonia Sandra M Barbosa
Tânia Preto

Resumo

Vários são os recursos utilizados pelo professor no dia-a-dia das séries iniciais, porém o livro didático é um dos instrumentos mais utilizados. Isto porque ele está disponível para todos os alunos, mas não podemos esquecer de que ele não é o único recurso a ser utilizado. Paracompreender a proposta dos livros didáticos de Geografia, para séries iniciais do ensino Fundamental, é necessário o referencial metodológico utilizado por seu autor – ou autores – e os critérios que motivam sua escolha pelos professores e pelas escolas. O objetivo deste trabalho, é refletir sobre estas escolhas e o que esta implícito nas intenções dos professores ao escolher esta ou aquela obra, nãodesmerecendo-as, mas apontando caminhos e alguns critérios relevantes na escolha dos livros didáticos. Este instrumento, não deve fomentar a discriminação e nem estampar imparcialidade ou neutralidade. Mas sim oferecer elementos para que professores e alunos exerçam seu potencial e sua criatividade sobre os temas propostos como uma ferramenta a mais a ser utilizada eficazmente em sala de aula.Palavras-chave: Livro didático, Professor e Ensino.

Introdução

O livro didático surge como material impresso destinado ao processo de aprendizagem ou formação acadêmica no mundo, já no século XVII. Mas o volume de obras só aumenta a partir de meados do século XIX, com o maior número de conhecimentos, devido sistematização das ciências, sobretudo da geografia, estando relacionado aodesenvolvimento do capitalismo e suas necessidades para ampliação na sociedade.
O professor a partir do compromisso com a prática educacional, busca na diversidade de recursos disponíveis, um apoio no processo da aprendizagem para a construção do conhecimento.
Segundo Megid Neto; Fracalanza, (2003, p.150) o livro didático surgiu para complementar os livros clássicos, reproduzia, divulgava, reforçava aaprendizagem no ambiente escolar centrada na memorização. Passando a ser instrumento pedagógico no processo para formação social e política do indivíduo. O livro didático vem a ser para Pontuschka (2007, p.339) um recurso com aspectos culturais, que tem como referência o nome de um ou mais autores, mas que também é uma mercadoria, que atende uma parcela do mercado onde o grande comprador é o governofederal.
Para Freitag (1997, p. 127) esse recurso funciona como instrumento de ensino em sala de aula, como fonte de lucro para editores além de propiciar que a máquina governamental se alimente desse processo de aquisição e distribuição dos livros didáticos como um todo.
No processo de aprendizagem, muitas teorias estão cheias de julgamentos políticos e ideológicos, relacionadas com uma visãode homem, sociedade e saber.
Segundo os behavioristas a aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre um Estímulo e uma Resposta. O indivíduo é visto como passivo em todo o processo.
Vygotsky diz ainda que o pensamento propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, por nossos desejos e necessidades, nossos interesses e emoções.
Nosestudos de Piaget, a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo autorregulador (SEBER, 1997 Apud PIAGET, 1980).
Segundo Wadsworth (1996), se a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta, então, fizer uma acomodação, modificando um esquema ou criando um esquema novo. Quando isso éfeito, ocorre a assimilação do estímulo e, nesse momento, o equilíbrio é alcançado.
A teoria não transcende a vivência em sala de aula de forma a deixar o professor livre para lecionar na sua maneira, por outro lado os professores, em sua grande maioria, não foram formados para refletir sobre a sua prática, e tornaram-se transmissores de conteúdos dos livros didáticos, comprovando, portanto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do livro didático para o ensino de geografia
  • A questão do livro didático no ensino da geografia.
  • A questão do livro didático no ensino da geografia
  • O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO
  • Recursos didáticos no ensino de Geografia
  • O uso do livro didático de Geografia
  • O Livro didático de Geografia
  • Pratica De Ensino Livro Didatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!