O Livro De Carlos Lemos Busca Explicar O Conceito Do Que Vem A Ser Patrim Nio Hist Rico

497 palavras 2 páginas
O livro de Carlos Lemos busca explicar o conceito do que vem a ser patrimônio histórico, destrinchando sua importância, assim como, quais patrimônios devem ser preservados, e porque preservar esse patrimônio. Essas e outras perguntas são feitas no texto dispostas a tentar esclarecer a preservação dos monumentos e documentos históricos que guardam e mantem viva a memória dos costumes de uma época, ou dos conjuntos que formam uma cidade ou localidade.
O livro começa classificando o patrimônio em três grupos:
- Patrimônio natural, que abrange os elementos da natureza.
- Patrimônio intangível, que corresponde ao conhecimento produzido pelo homem, o saber fazer com os elementos.
- Patrimônio móvel e imóvel, que é o objeto feito, o material o monumento, ou seja, “toda sorte de coisas, objetos, artefatos e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber fazer” (LEMOS, Carlos. p.10).
Dando importância e fazendo relação dos grupos citados com o homem. Esclarecendo sua relação de homem e natureza, saber e o artefato, artefato e o homem. Onde um objeto isolado de seu contexto, nada mais é do que apenas um fragmento e que, alguns podem ter utilidades variadas, durabilidade distintas, e há os que caem no esquecimento, acabando por ficar expostos em ecomuseus do país, deixando claro a sua inutilidade, enquanto que outros são capazes de gerar diversos artefatos e sofrerem modificações por outras culturas.
Um ponto de destaque, pois exemplifica como a arquitetura portuguesa teve que se adaptar ao ambiente e aos materiais locais, destruindo parte das técnicas indígenas da época. Não lhe dando qualquer chance de preservação de seus artefatos, pois a importância pela preservação da memória de um povo só veio ganhar força na segunda metade do século XIX.
Mas, por que preservar? Lemos justifica como o dever de garantir o entendimento de “nossa memória social preservando o que for significativo dentro de nosso vasto repertório de elementos componentes do Patrimônio Cultural”.

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas