O Livro da economia

Páginas: 14 (3459 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Introdução a economia:

Pouca gente diz que sabe muito de economia, por ser um assunto de difícil interpretação e de pouca utilização na vida diária. Quando somos afetados pelos impostos, gastos públicos, aumento do custo de vida é que compreendemos a importância de trabalhar este tema.
Hoje o assunto sobre economia é muito discutido até mais que a própria política. Quando ouvimos falar deinflação, crise do mercado e desemprego, conseguimos entender o que de fato quer dizer esta realidade? Sabemos qual caminho tomar para uma possível solução? Para entendermos melhor estes acontecimentos é que devemos estudar sobre economia.
Economia é a palavra que vem do grego oikonomia que significa administração da casa e passou a significar os estudos da maneira de gerir os recursos e apermuta de bens e serviços.
Com a evolução das civilizações do mundo antigo, também evoluiu o fornecimento de bens e serviços a população. Surgiu os primeiros sistemas econômicos onde a população produzia bens a base de troca. As pessoas começaram a negociar seus produtos e realizavam a base de troca de favores a terceiros, a fim de adquirir produtos que também me interessavam. Com o passar do tempo anegociação era feita em troca por moedas preciosas desencadeando o comercio que se tornou essencial para toda vida humana. Esse tipo de comercio permaneceu por vários anos até que fosse descobertos outros sistemas econômicos mais eficazes.
Ocorreu uma grande alteração no século xv quando a cidade-estado surgiram na Europa e enriqueceram com o comércio internacional. Ouve a substituição naeconomia Feudal de pequena escala por outra bem mais forte que controla bens e produtos de um pais para outro. Surgiu com esta mudança o sistema Mercantilista onde se podia saber quanto que um pais ganharia com a importação e exportação em sua totalidade e qual destas opções seriam mais lucrativas. Mais um tempo depois este acompanhamento passou a ser feito por sociedades e grandes empresas, quepassaram a supervisionar as grandes operações comerciais.

- A propriedade deve ser privada:
Vemos que a propriedade privada é de suma importância para movimentarmos o capitalismo ( Foi observada que a riqueza gerada pelo capitalismo da a sociedade uma imensa coleção de mercadorias que são privadas e que podem ser revendidas em intenção de dar lucro. As empresas também são de propriedade privada etambém se beneficiam pelo lucro nas transações.

- Tipos de Propriedades:
Entendemos como propriedade gama de coisas, bens e serviços. Propriedade intelectual ( como patentes ou textos escritos). Segundo a história a sociedade se desmembrou de três formas diferentes:
1º Tudo pode ser coletivo e utilizado por quem quiser com base na confiança e nos costumes adquiridos.
2º A propriedade pode sermantida e utilizada coletivamente.
3º A propriedade pode ser particular e cada pessoa é livre para fazer o que quiser com ela.

-- O que é preço justo?
Toda pessoa sabe que está sendo enganada quando ao comprar um produto o mesmo se encontra com os preços muito elevados. Segundo a teoria econômica predominante, não existe este fato de ser passado para traz. O preço de qualquer coisa é apenaso preço de mercado imposta pelo negociador. O preço que as pessoas estão dispostas a pagar. Os comerciantes que aumentam o preço estão apenas cobrando o produto pelo seu limite máximo.

-- Não é preciso escambo quando só tem dinheiro:
Hoje cada vez menos se é utilizado o dinheiro vivo para as compras devido ao uso de cartão de crédito, transferências bancárias dentre outros. Dispensar odinheiro não significa que ele não seja usado. O dinheiro continua no centro de todas as operações.
Sem o uso do dinheiro só era possível a negociação través de escambo (troca de favores) te dou um produto em troca de um favor prestado a mim e vice-versa. Este processo só funcionaria se existisse a coincidência de desejos. Ex: Preciso do pão para alimentar e em troca te dou o meu carro. ( Esta troca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O livro da economia
  • livro da economia
  • Resenha do livro introdução a economia
  • Análise do livro economia sem truques
  • Respostas do livro introdução a economia
  • Livro fundamentos de economia vasconcellos
  • LIVRO AÇÃO HUMANA
  • Resumo livro noções de economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!