O leviatã

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
“Revolução das comunicações”, “Auto-estrada da informação”, “Revolução No início da denominações para o que estava a acontecer e para o que se previa, como por exemplo: Internet fizeram-se muitasprevisões sobre o impacto que esta viria a ter na da Informação” sociedade. À medida que as previsões passavam a ser realidade, foram surgindo várias e “Revolução Digital”. O que poucos conseguiramprever, é que desta vez não estamos a entrar num novo ciclo, mas sim a iniciar uma nova Era, a Era Digital.
fundador do Media Lab do Massachusetts Institut of Technology (MIT), um dos primeiros e talvez omais respeitado dos visionários, partilhou as suas ideias sobre o futuro, no livro “Being Digital” (Ser Digital) - Janeiro de 1995. Negroponte explica a base em que assenta toda a revolução digital:atransformação de átomos para bits. Ou seja, a passagem de muitos negócios do físico para o digital e o impacto que terá nas várias indústrias.



Seguiu-se ofundador da Microsoft, Bill Gates, outro visionário e um dos maiores impulsionadores desta nova Era, que lançou o livro “The Road Ahead” (Rumo ao Futuro) – Dezembro 1995. O título do primeirocapítulo não podia ser mais claro e mais antecipador: “O início da revolução”.
Alguns anos mais tarde, Chris Anderson, editor da revista Wired, dá continuidade às ideias de Negroponte abordando o impactoeconómico da passagem de átomos para bits, nos livros “The Long Tail” (Cauda Longa) – 2006 e “Free” (Grátis) – 2009.
Independentemente dos livros que se editaram sobre o tema, desde muito cedo sepercebeu que as novas tecnologias iriam provocar grandes alterações socioeconómicas. As visões e previsões sobre o futuro, criaram expectativas de resultados a curto prazo e isso provocou a “Bolha daInternet” (e tecnológicas).
Os principais motivos deste “atraso” na concretização das visões e previsões, foram:
- A maturação e massificação da tecnologia e o acesso Internet em banda larga, foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • leviatã
  • Leviata
  • O leviatã
  • O leviatã
  • leviata
  • O Leviata
  • O leviatã
  • leviata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!