O legado de Moisés

Páginas: 7 (1659 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS - 1º TRIMESTRE 2014
(Dt 34.10-12; Hb 11.23-29)
INTRODUÇÃO
Moisés figura junto a Abraão e Davi como um dos três maiores personagens do AT. Libertador, dirigente, mediador, legislador, profeta, e foi sobretudo um grande homem de Deus. Autor de cinco livros (Pentateuco), foi um dos mais célebres e mais bem preparados escritores veterotestamentário, cujas obras sãocitadas em praticamente todos os livros da Bíblia, e com isso nos deixou um grande legado.
I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA LEGADO
O Aurélio define legado como: “dádiva deixada em testamento, aquilo que alguém transmite a outrem ou a posteridade” também pode ser do Latim “legatu” que significa: “embaixador, enviado” (FERREIRA, 2004, p. 1190). Podemos ainda dizer que um legado pode ser constituído poralguma coisa imaterial, ou seja, uma herança cultural, linguística, intelectual. Este grande líder deixou uma espantosa coletânea de escritos, que incluem poesia (Jó, Salmo 90), prosa literária com fundo histórico (Gênesis, Êxodo, Números), genealogias (Gênesis, capítulos 5, 11, 19, 22, 25) e um notável código de leis chamado de Lei de Moisés (Êxodo, capítulos 20-40; Levítico; Números; Deuteronômio).II – O LEGADO DE MOISÉS
No último livro do AT, Deus chama Moisés de "meu servo" (Ml 4.4), e no último livro do NT ele é chamado "Moisés, servo de Deus" (Ap 15.3). Moisés é uma figura TIPOLÓGICA de Cristo e como líder e profeta de Deus, deixou como legado seu exemplo de vida, seu caráter. O Aurélio define a palavra “caráter” como: “o conjunto de traços particulares, o modo de ser de um indivíduo;índole; natureza” (FERREIRA, 2004, p. 402). A Bíblia nos revela o caráter moral, ministerial e espiritual deste homem de Deus. Vejamos cada um deles:
2.1 Moral. Esta expressão diz respeito aos “princípios que regem a vida do ser humano, mostrando o que é certo e o que é errado” (ANDRADE, 2006, p. 270). Moisés manteve-se íntegro moralmente apesar dos desvios da nação de Israel.
2.2 Ministerial.Já vimos que Moisés recebera de Deus o chamado para ser líder de Israel aos oitenta anos de idade quando o Senhor lhe apareceu do meio de uma sarça que estava em chamas e o comissionou para libertar o povo hebreu da escravidão egípcia (Êx 3.1-22; At 7.22-30). O Anjo do Senhor lhe apareceu em uma chama de fogo (Êx 3.2) e se revelou como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó (Êx 3.6). Moisés foifiel ao seu chamando (Nm 12.7; Hb 3.2; 3.5).
2.3 Espiritual. O Legislador e profeta Moisés se tornou uma referência espiritual. Segundo a versão ARA (Almeida, revista e corrigida), Deuteronômio 34.10 diz: “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face.” De fato, muitos profetas fiéis, como Isaías e Jeremias, vieram depois de Moisés, masnenhum deles teve um relacionamento igual ao que Moisés teve com Deus. A promessa de Deus de haver um profeta “assim como Moisés” deve-se aplicar, portanto, a apenas uma pessoa: o Messias!
III - ASPECTOS DO LEGADO DE MOISÉS
Moisés foi um libertador, estadista, historiador, poeta, moralista e legislador hebreu; o maior vulto do AT e um dos maiores homens de todas as épocas. Deus o usou para formar,de uma raça de escravos, e sob as maiores dificuldades, uma nação poderosa que completamente alterou o curso da humanidade. Alistaremos a seguir os pontos mais interessantes da vida e ministério. É a espécie de um apêndice do estudo até aqui exposto; para que possamos encontrar mais recursos; e pode ser usado também como esboço. Vejamos:
 Um homem de fé inabalável (Hb 11.26-29). “Pela fé deixouo Egito... Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue... Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca”
 Um homem santo (Êx. 34.29,30). “...quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com Deus”.
 Um homem corajoso (Êx 3.10-12). “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Moises
  • Moises
  • Moisés
  • Moisés
  • moises
  • Moisés
  • Moises
  • Móises

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!