O Legado de Goiandira do Couto na interdisciplinaridade de sua obra e de sua atuação como ativista cultural

1462 palavras 6 páginas
O Legado de Goiandira do Couto na interdisciplinaridade de sua obra e de sua atuação como ativista cultural

KarlyPedatelaDesidério (UFG) karperio@hotmail.com
Washington Fernando de Souza (SENAC / UFG) wfernanoturismo@hotmail.com

RESUMO: Partindo do entendimento da memória como parte de uma vivência coletiva e de um fazer participativo, de construção patrimonial e interdisciplinar, a análise das práticas e representações sobre Goiandira do Couto levou a discutir a interdisciplinaridade de sua obra e sua atuação na realização de feitos que a tornou relevante na invenção de tradições vilaboense, superando o regionalismo e conseguindo projeção no campo cultural em âmbito internacional. A partir dos fatos decorrentes surgiu a proposta.

Palavras chaves: Ativismo cultural, museu, legado, memória.

INTRODUÇÃO:
Foram analisados os aspectos referentes aos feitos de Goiandira do Coutona região da Serra Dourada, sobretudo seu legado e às transformações geradas por seus feitos no município de Cidade de Goiás.
Para Nunes e Souza (2012: p. 7) Goiandira Ayres do Couto foi uma ativista cultural e artista plástica que lidou com a técnica de Assemblagem – areia, pigmentos e cola sobre Eucatex, técnica que a tornou referência internacional.

Figura 1: “Largo do Rosário – Vista da Cidade”, Autora: Goiandira do Couto, Técnica Assemblagem, 1976.
Complementando e sustentando a pesquisa, foi feito um levantamento de depoimentos entre a comunidade vilaboense e turistas, além de pesquisas nos acervo áudio visuais de diversas emissoras de televisão que abordaram sua trajetória e no acervo montado para o processo e musealização do acervo da artista.
Essa temática é de grande complexidade e importância, pois, visa pesquisar essa significação refletida nos valores atribuídos na produção do acervo da referida ativista cultural, bem como nos modos de costume local que com a sua produção possibilitou o desenvolvimento da atividade cultural transformando–a em potencial turístico,

Relacionados

  • História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil
    209273 palavras | 838 páginas
  • Movimento da Historia da Educação especial
    209639 palavras | 839 páginas