O legado da modernização conservadora e a reestruturação do território - RESENHA

Páginas: 10 (2474 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013

Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Geografia




Trabalho de Formação do Território Brasileiro



Evandro Deleon Duarte 67883
Matheus Hudson Viana Lourenço 67888
Leonardo de P. Liberato 67895
Carlos Eduardo67902



Professor: Ulysses Baggio
Disciplina: GEO 331


Viçosa, agosto de 2013
O legado da modernização conservadora e a reestruturação do território
A autora Bertha Becker inicia a discussão em O Legado da Modernização Conservadora e a Reestruturação do Território presente em sua obra “Brasil: uma nova potência regional na Economia-Mundo”, deforma a enfatizar as transformações do Brasil com a modernização que se fundamentou nos governos centralizados e autoritários, iniciando na Era Vargas, se fortalecendo na vigência do Regime Militar. As transformações discutidas envolvem a dinâmica social e econômica do país, partindo das demandas das propostas de modernização pelo território que se mostra descontínuo, de fortes e específicascaracterísticas regionais.
De fato o projeto modernizador no Brasil garantiu ao país uma considerável ascensão econômica, o país chegou a alcançar a posição de 8º maior PIB do mundo, com grande participação e desenvolvimento do setor industrial nessa posição, da mecanização da agricultura que acarretou em maior produção e sistematização desse setor e até mesmo da revitalização do setor de serviços que sedesenvolveu sobre a égide da tecnificação do setor primário e dos maciços investimentos do setor secundário.
Dessa forma, se para o governo essa ascensão econômica é resultado de um projeto modernizador estruturado que garantiu grandes resultados esperados, para a sociedade todo esse desenvolvimento econômico se mostra discreto e fragilizado, fundamentado sobre elevadas dívidas externas paraimpulsionar esse projeto modernizador, sobre a concentração de riquezas, sobre a exploração de trabalhadores e sobre a grande substituição da mão de obra do trabalhador rural por máquinas e técnicas agrícolas, panorama este que prevalece nitidamente atualmente.
Nesse contexto, a questão evidenciada trata da maioria da população estar excluída diretamente desse crescimento econômico, de fato o Brasilse tornava um país rico, de população pobre, é o que a Bertha Becker chama de modernidade da pobreza. E o que escondia esse quadro de desigualdade e injustiça social é o acesso da grande maioria da população à mídia televisa, que de certa forma conectou ricos e pobres em um lazer comum, em que todos discutiam a história dos filmes, envolviam-se nas tramas das telenovelas e acatavam as opiniões dosnoticiários, garantindo ao Estado o poder de prosseguir com suas políticas sem a intervenção popular, o que se mantém até a atualidade.
Quanto ao projeto de modernização conservadora, este consistia em dinamizar e desenvolver o setor industrial no Brasil, de forma que o setor agroexportador havia enfraquecido a economia em função da Grande Crise de 1929 que abalou a exportação do café. Assim, oEstado se encarrega de reorientar seu modelo econômico, investindo na indústria. Dessa forma, orientam as ações voltando-as para as regiões que já vinha apresentado uma base econômica mais sólida, seja desde o século XVIII com a exploração do ouro nas Minas Gerais ou posteriormente com a produção e exportação do café na região sudeste e principalmente no estado de São Paulo. Porém, com areorientação da dinâmica econômica e política do território nacional, ocorre a deslocação do polo econômico do Nordeste para o Sudeste, resulta na mudança de capital de Salvador para o Rio de Janeiro e posiciona assim, a região Nordeste em uma condição periférica em relação ao Centro-Sul.
Dentre as consequências da modernização ocorrida no Brasil, ressalto a transição demográfica. As altas taxas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • legado da modernizaçao conservadora e a reestruturaçao do territorio
  • Modernização conservadora
  • A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO BRASIL
  • Anos 1990: A modernização conservadora
  • Resenha A Consciência Conservadora no Brasil
  • Resenha: o que é o território
  • resenha legado familiar
  • resenha do livro O Legado dos Templários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!