O Lazer contribuindo para humanização em Hospital de Saúde Mental

Páginas: 12 (2770 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013

FANOR/DeVry – Faculdades Nordeste


Lilian Freitas Sampaio





O Lazer contribuindo para humanização em Hospital de Saúde Mental













Fortaleza/Ce
2013



Lilian Freitas Sampaio





O Lazer contribuindo para humanização em Hospital de Saúde Mental



Orientador: Luciano Oliveira









Fortaleza/Ce
2013


INTRODUÇÃO

O lazercomo direito social foi incluso na Constituição da República Federativa do Brasil pela primeira vez em 1988, durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, iniciados em 1987.
O lazer além de ser um direito de todos os cidadãos, tem um papel essencial e fundamental na vida de todo ser humano, pois além de trazer momentos de descontração e prazer, possibilita também a integração em váriosgrupos, gerando possibilidades de vivenciar novas experiências, podendo estas serem experimentadas em diversas formas, e essas possibilitam momentos de integração e socialização, compreendidas como:

[...] o jogo, a brincadeira, a festa, o passeio, a viagem, o esporte e também as formas de arte (pintura, escultura, literatura, dança, teatro, música, cinema), dentre várias outraspossibilidades. Inclui, ainda, o ócio, uma vez que esta e outras manifestações culturais podem constituir, em nosso meio social, notáveis experiências de lazer. (ISAYAMA et al. 2011, apud GOMES, 2004, p. 124)

Compreende-se então que o lazer melhora a maneira de se viver, pois gera contatos sociais, possibilitado uma proximidade que pode ser considerada ou transformada em um convívio fraterno. Os autoresDumazedier e Requixa ao definirem lazer, falam também de suas finalidades: o descanso, tanto físico quanto mental, o divertimento, como superação da monotonia cotidiana; e o desenvolvimento da personalidade e da sociabilidade. “Pode-se dizer que Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade , seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se eentreter-se”. (Dumazedie 2001, p.34). Para SILVA et al .(2011, apud Requixa ,1980, p.35) o lazer é definido como “Ocupação não obrigatória, de livre escolha do indivíduo que a vive, e cujos valores propiciam condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento pessoal e social
De acordo com SALLES (2011) os momentos de lazer, fazem com que o indivíduo saia da rotina, e também possa aproveitaresse tempo para aprender, conhecer novas culturas, obter conhecimentos, assim, consequentemente afasta pensamentos negativos que ocupam a mente a mente humana quando não está se realizando nenhuma atividade. Existem quatro pontos que devem ser considerados para a caracterização do lazer:

1. Lazer é a “cultura vivenciada no ‘tempo disponível’, combinandoosaspectos tempo e atitude”;
2. Lazer é “fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo e sobre o qual são exercidas influências da estrutura social vigente”;
3. Lazer é “um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural”;
4. Lazer é “portador de um duplo aspecto educativo, veículo e objeto deeducação” (SILVA et al. (2011, p. 17 apud Marcellino 1997, p. 157)

Pode-se constatar que o lazer tem um papel essencial e fundamental na vida de todo ser humano, é importante, pois além de trazer momentos de descontração,e de prazer, traz possibilidades de vivenciar novas experiências,emoções, sentimentos.
Humanizar através do lazer dentro de um hospital de saúde mental seráque é possível? Alguns hospitais de saúde mental mantêm os pacientes internados, vivendo sem que possam usufruir de seus direitos. Neste trabalho mostraremos como o lazer pode auxiliar na humanização em um hospital psiquiátrico.
Ao buscar o significado da palavra humanização encontra-se a seguinte definição; tornar humano, dar condição humana a alguma ação ou atitude, humanizar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A humanizaçao na saude mental publica.
  • Humanização em saúde mental
  • Saúde mental em hospital geral
  • EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE IMPLANTACÕES Á PRÁTICA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SAÚDE...
  • Humanização no hospital
  • A humanização no hospital
  • Humanização na saúde
  • A Humanização na saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!