o lazer como direito do cidadão e dever do estado

Páginas: 2 (486 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
Poluição da atmosfera
A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente.
A queima de combustíveisfósseis – e não só ela - propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem capacidade de se ligar àhemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo depoluição. Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio sãoalgumas consequências da ação desses. Partículas, como as de sílica e amianto podem ser cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.
Considerando que, em qualquer tipo de ambiente,indivíduos que o constituem possuem relações de dependência, o fim de uma população, por exemplo, pode causar drásticas consequências a toda comunidade. Como, obviamente, nossa espécie é uma delas,não devemos nos esquecer que podemos ser os principais prejudicados.
Apesar de várias iniciativas governamentais e não governamentais, impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e podemse agravar em razão desse problema. O velho paradigma de que não há desenvolvimento sem que haja agressões bruscas ao meio ambiente é o principal responsável por esta questão.
Há menos de cincodécadas, o discurso dos ambientalistas era tido como exagero ou ponto de vista radical e infundado. Entretanto, é fato que, por exemplo, os teores de gás carbônico na atmosférica aumentam anualmente emtorno de 0,5%, a temperatura média da superfície de nosso planeta aumentou cerca de 5° C desde a época da Revolução Industrial e camadas inteiras e gigantescas de gelo das regiões polares são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lazer como direito do cidadão e dever do estado
  • O lazer é um direito do cidadão e um dever do estado.
  • o lazer como direito do cidadão e dever do estado
  • Lazer como direito do cidadão e dever do estado
  • O lazer é um direito do cidadão e um dever do estado.
  • laser como direito do cidadão é dever do Estado
  • O Lazer como dever do estado
  • Direitos e deveres do cidadão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!