O LATIM NA SALA DE AULA

Páginas: 7 (1690 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ILEEL – Instituto de Letras e Linguística
PIPE 3 : Os estudos clássicos na aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura









RELATÓRIO FINAL: O LATIM NA SALA DE AULA








UBERLÂNDIA
2013
ORÍDIA OLIVEIRA
RODRIGO CRUZ
THAÍS RIBEIRO






RELATÓRIO FINAL: O LATIM NA SALA DE AULA
PESQUISA COM ALUNOS RECÉM-EGRESSOS DOENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, ENTREVISTA COM O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO, CONSULTA A BIBLIOTECA DA ESCOLA









UBERLÂNDIA
2013

1. INTRODUÇÃO

Este relatório foi escrito no intuito de documentar a pesquisa feita acerca do estudo de Latim nas salas de aula do primeiro ano do ensino médio, investigou-se a atenção que essa língua recebe dos professorese dos alunos, tanto no estudo de Língua Portuguesa, como no estudo de Literatura.
Oito alunos e um professor foram entrevistados, cada um deles respondeu um questionário contendo dez perguntas, a biblioteca da escola também foi visitada, foi feita uma contagem das obras clássicas da literatura latina que foram adaptadas para o público infanto-juvenil e traduzidas para a língua portuguesa.2. O LATIM NA SALA DE AULA

2.1 Conversando com os alunos

O questionário de pesquisa que os alunos do primeiro ano do ensino médio foi composto pelas seguintes questões:

1- Seu professor de Língua Portuguesa/ Literatura trabalhou alguma obra clássica em sua turma? Se sim, qual (is)?
2- Seu professor de Língua Portuguesa/Literatura teincentivou a ler obras clássicas? Se sim, como? Apresentou a obra para a turma, ressaltou a importância da leitura desse tipo de obra para a formação acadêmica, etc.?
3- Seu professor de Língua Portuguesa/Literatura abordou textos medievais e clássicos? De que forma?
4- Seu professor abordou/ ensinou morfossintaxe, semântica, lexicografia, recorrendo ao Latim?
5- O estudo dos radicais e raízesgregas e latinas, dos prefixos gregos e latinos foi abordado tendo como embasamento o latim e o grego?
6- O estudo das palavras eruditas e/ou populares foi feito com base no latim? Como foi feito?
7- Seu professor de Língua Portuguesa/ Latim fez relação entre os textos literários estudados e a influência do latim e do grego nestes?
8- O livro didático utilizado contemplava os estudosclássicos na aprendizagem da Língua Portuguesa e da Literatura (direto ou indiretamente)?
9- Seu professor abordou a história da Língua Portuguesa? Como?
10- Você acredita que o seu professor de Língua Portuguesa/Literatura conhecia verdadeiramente o Latim e sua influência linguística e cultural? Por quê?

Analisando as respostas dos alunos, de uma forma geral, depreende-se que o Latim tem pouco ounenhum espaço na sala de aula, os estudos léxicos, morfológicos e sintáticos parecem se desenrolar apenas a partir do livro didático e o professor contenta-se com isso; o aluno estuda Língua Portuguesa ignorando quase que totalmente as suas raízes e ele não é o culpado por isso, afinal, o pouco conteúdo que o livro didático traz é silenciado pela explicação sucinta do professor.
Quanto ao estudode obras clássicas, este está focado na leitura dos cânones brasileiros – Machado de Assis está entre os mais trabalhados. Infelizmente, por trás de disso não há um embasamento teórico que aponte para a influência greco-latina na produção literária, os princípios novamente são esquecidos.
A história da língua também parece ter sido esquecida pelos professores, nenhum dos alunos entrevistadosrespondeu “sim” à pergunta que questionava esta abordagem.
A pergunta final, sobre a qualidade de conhecimento de Latim por parte dos seus mestres, foi majoritariamente negativa, apenas alguns ficaram na dúvida. Observando tudo isso conclui-se que o aluno de Língua Portuguesa ocupa uma posição vitimada, e se é culpado por analfabetismo funcional, por parca leitura, por escrita deficiente e mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sala de aula
  • Sala de aula
  • sala de aula
  • sala de aula
  • sala de aula
  • Sala de aula
  • sala de aula
  • SALA DE AULA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!