O laser e as aplicaçoes na dermatologia

Páginas: 32 (7856 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de abordar a criação do LASER, mostrando como foi descoberta a óptica e os vários princípios que a regem, mostra um pouco do que é o magnetismo e a eletricidade e como se chegou às teorias ondulatória e corpuscular da luz, quais são as aplicabilidades do LASER enfocando a aplicação na dermatologia.
O primeiro LASER foi criado em 1960 por TheodoreMaiman um grande físico daquela época e era composto por cristais de rubi. Naquele tempo foi uma grande descoberta para a física, pois ninguém imaginaria que no futuro iria ser um dos instrumentos mais utilizados em todo mundo.
Sabe-se hoje em dia que o LASER (Ligth Amplification by Stimulated Emission of Radiation) significa a amplificação de luz por emissão estimulada de radiação, onde éproduzida pela emissão estimulada de fótons em um processo que será descrito nos capítulos que seguem. Para a produção do LASER são necessárias algumas características muito importantes, são elas: luz monocromática, intensidade do feixe de luz, colimação e coerência.
Além das características que o define, o LASER também é dividido em algumas categorias que ajudam os profissionais que os utilizam adistinguir qual será a aplicação mais apropriada para cada um, não se esquecendo de dizer quais os perigos que o mesmo pode causar para a pele.
O LASER tem uma grande aplicabilidade, tanto para o comércio, como para a medicina, a estética, as indústrias, entre outros. Ele pode ser utilizado em cirurgias, rejuvenescimento da pele, em plásticas, em leitores de códigos de barra, CD’s e DVD’s, emmáquinas industriais e em vários outros ramos.
Mas o enfoque do trabalho será no tratamento do envelhecimento da pele, mostrando como o LASER é usado em cada caso, qual será o mais adequado e quais os benefícios e contra indicações que ele trás. O que pode ser observado é que apesar de possuir alguns efeitos colaterais o LASER tem ajudado muito na área da estética, por exemplo, no rejuvenescimento dapele, em tratamentos de manchas e espinhas, etc proporcionando ao paciente uma melhor autoestima.
2. HISTÓRIA DA ÓPTICA ATÉ O LASER

Figura 1 Exemplo de LASER
Fonte: BETA CARINAE
O LASER, como pode ser observado na figura 1, foi uma descoberta baseada em ideias proporcionadas tanto pela física como pela engenharia, mas vindas principalmente dos fenômenos da físicaatômica e molecular descritos na Mecânica Quântica de Einstein e na Óptica Moderna.
Mas para falar do LASER é necessário conhecer um pouco da história da óptica moderna, que é um ramo da física responsável por estudar a propagação da luz e sua interação com a matéria.
2.1 INÍCIO DA ÓPTICA: SÉCULO XII
Antes do século XVII sabia-se pouco sobre os fenômenos ópticos observados. Eram conhecidosapenas alguns elementos como as lentes e os espelhos, no entanto a teoria que mostrava seu princípio de funcionamento não era firme o suficiente. A primeira grande evolução da óptica ocorreu no século XVII, quando houve um maior desenvolvimento na formulação matemática das teorias, o que possibilitou a explicação dos fenômenos observados até o momento.
Nas primeiras décadas daquele século foramcriados os sistemas ópticos, onde combinavam entre si duas lentes. O primeiro deles foi o telescópio refrativo, patenteado em 1608 por Hans Lippershey (um holandês que fabricava óculos). Após ouvir rumores sobre esta invenção, Galileo Galilei construiu seu próprio telescópio e em 1610 descobriu as luas de Júpiter, os anéis de Saturno e a rotação do Sol. Estas descobertas deram destaque a esteinstrumento óptico que tinha a configuração de lentes ocular côncava. O telescópio com ocular convexa foi criado por Johannes Kepler, que o utilizou para descobrir as leis de Kepler.
O microscópico foi inventado provavelmente pelo holandês Zacharias Janssen por volta de 1609, possuía lente ocular côncava. Já o microscópio com lente ocular convexa foi introduzido em seguida por Francisco Fontana....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • laser e suas aplicações
  • Laser e suas aplicaçoes
  • Raio laser e suas aplicações e suas aplicações
  • laser aplicações
  • Raios Lasers e suas aplicações na Indústria
  • Raio laser e suas aplicações
  • Laser e suas aplicações em ciência e tecnologias
  • Raio laser e suas aplicações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!