O Lago Igapó e seu principal afluente.

Páginas: 7 (1738 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
1. O Lago Igapó e seu principal afluente
O termo afluente (ou tributário) designa um rio, ribeiro ou qualquer outra linha de água que um rio principal recebe ao longo do seu percurso, ou seja, é um rio que se lança sobre o rio principal. Pode-se citar como exemplo o Rio Tocantins, que é um afluente do Rio Amazonas.
Em Londrina, o Lago Igapó possui como principal afluente o Córrego Água Fresca,que infelizmente tem sido alvo de diversos crimes ambientais, como despejo de esgoto sem tratamento e também o lodo que sobra do tratamento da água da Estação De Água Cafezal.
2. Observação da Mata Ciliar
A mata ciliar é uma área de florestas ou de qualquer forma de vegetação às margens de cursos d’água que devem ser preservados, ou seja, é uma áreapreservação permanente, segundo o CódigoFlorestal (Lei nº 4771/65). De acordo com a lei, o que define a largura da faixa de mata ciliar é a largura do curso d’água, e ainda se essa área for degradada, ela deve ser recuperada.
O Lago Igapó encontra-se na região sul da cidade, o que super valorizou a região e por consequência chamou atenção para vários novos empreendimentos, trazendo graves impactos ambientais, e isso deve-se ao fato dolago ter sido criado antes do Código Florestal, então ele não possuía uma lei que te assegurasse uma preservação ideal.
O lago possui de 10 a 50 metros de largura, variando durante todo seu percurso, e a mata ciliar deveria serde 30 a 50 metros, porém ao redor das margens do lago existe uma grande concentração de pavimentação, o que fere o ideal de mata ciliar que deveria existir, afetando ainfiltração da água no solo, o consequentemente casa as inundações que acontece aos redores do lago em dias chuvosos. Outro grande problema ao redor do lago, é a grande ocupação imobiliária ao redor do lago, o que contribui para o seu assoreamento e ainda dificulta na recuperação da mata ciliar.
3. Observação do Solo
A matéria orgânica existente nos solos é composta pelo resto de plantas e animais, eé essencial para a manutenção dos nutrientes do solo, que consequentemente, serve de energia para os seres vivos que ali habitam e também manter o equilíbrio do solo. Infelizmente o solo do Lago Igapó não está rico em matéria orgânica, e isso causa erosão, trazendo vários prejuízos para o meio e também para o homem. A erosão dificulta a infiltração da água, provoca deslizamentos do solo, e cada vezmais o torna mais pobre, e ainda causa o desequilíbrio do meio, afetando tanto a flora quanto a fauna do lago.
Para que se possa evitar esses prejuízos ambientais, deve-se restaurar o solo, reflorestar a mata ciliar que deveria existir ao redor do lago, e principalmente monitorar construções no local, para que se diminua a concentração de cimento no ecossistema do lago.
4. Degradação ambientalCom o uso do solo,como ruas, cercas, caminhos, estradas e galerias de água pluvial causam a concentração do escoamento superficial, formadores de enxurradas, que quando encontram áreas com solo exposto, sem cobertura vegetal, formam feições erosivas lineares.
Foi ampliada a margem pública do lago Igapó 1, dentre elas foi executada a ligação entre a rua Duque de Caxias e o início da Rua Bélgica(na altura da barragem), melhorando o acesso e o tráfego ao redor do lago. Ao construir essas novas pistas foi implantado também um sistema de drenagem e canalização pluvial, visando evitar problemas decorrentes das correntes pluviais. Foi instalada uma rede de galerias destinadas a recolher águas pluviais na margem do logradouro, que conduz as vias subterrâneas à represa do lago.
Em 1996, devidoao aumento de poluentes no lago, foram realizadas ações para localizar as fontes de poluição. Além disso, o lago foi esvaziado, desassoreado e limpo e foi realizada a revitalização de sua margem. Também foi feita a transposição ligando a avenida Maringá à rua Bento Munhoz da Rocha Neto. Para aumentar a segurança da população ao redor do lago foi construída a iluminação no local. Ainda no mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • análise do lago igapó
  • Contaminação dos lagos igapó em londrina-pr
  • Presunção de coliformes fecais no lago igapó através da análise microbiológica da água
  • Diagnóstico da ocorrência de herbicidas nas aguas superficiais e sedimentos do Rio corumbatai e principais...
  • lago
  • Lago
  • Lagos
  • Lagos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!