O lúdico na educação infantil

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
TEMA: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO 1º ANO

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Inclusão de projetos de Entretenimento, de jogos lúdicos, nas aulas das crianças do 1º ano.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

1. Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa determinada idade?

2. De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?HIPÓTESE

Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no campo técnico brincadeiras e jogos, para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora?

OBJETIVOS


• GERAL: Demonstrar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.

• ESPECÍFICOS:1. Analisar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho.

2. Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.

3. Realizar atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças.JUSTIFICATIVA


Na Educação Infantil e 1º ano, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e freqüência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil e 1º anodestacam a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar.

Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar. Desta forma os alunosda sala de recursos estão, de maneira lúdica, através de jogos em sala de aula aprendendo de forma diferenciada.

Nos dias atuais não vemos mais isto acontecer, pois ninguém mais tem tempo para brincar com seus filhos, o que se vê é cada vez mais um número maior de escolinhas de esportes, escolas de línguas, de computação, de danças, entre outras. Não há mais como ausentar o lúdico do processopedagógico, pois ele é o agente de um ambiente motivador e coerente. Ao se separar as crianças do ambiente lúdico estão automaticamente ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas através das brincadeiras e do jogo.

Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a formapela qual ela interage com as crianças. O fato de apresentar-se séria não quer dizer que ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para a partir daí, poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual. É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir aaprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo.

Como nos diz Santo Agostinho apud Santos (1997, p. 45): "o lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação".

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos eestudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano.

Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lúdico na educaçao infantil
  • o ludico na educaçao infantil
  • ludico na educação infantil
  • O lúdico na educação infantil
  • A importância do lúdico na educação infantil
  • o papel do ludico na Educação Infantil
  • A importancia do Ludico na Educação Infantil
  • O papel do lùdico na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!