O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER BRINCANDO

Páginas: 18 (4252 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
RESUMO



O presente artigo pretende destacar a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no mundo das crianças, pois estão presentes desde o início da humanidade. O presente artigo busca o resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar com o lúdico não se está abandonando a importância dos conteúdos apresentados as crianças, pois as atividades lúdicas sãoindispensáveis ao desenvolvimento sadio e para melhor compreensão e assimilação do conhecimento. Nos anos iniciais da educação formal, a criança está ainda na fase dos sonhos, da imaginação e gosta de desenvolver atividades que instigam seu mundo imaginário. A brincadeira permeia toda uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor, devendo sempre estarinserida no cotidiano da criança. É fundamental ainda, considerar que o lúdico tem contribuição para o desenvolvimento integral do aluno, é de grande importância, não só no aspecto cognitivo, mas na formação integral do ser humano.

Palavras-Chave: Brincar, Criança, Jogo, Lúdico, Ludicidade.















INTRODUÇÃO



Neste artigo científico, a preocupação se volta para oambiente da educação infantil, lugar onde é responsabilidade dos professores trabalharem os conhecimentos necessários para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. Para que se alcance tal objetivo é preciso ter atenção para apresentar as crianças atividades estimulantes e interessantes. De acordo com Jean Piaget (1977), a atividade lúdica é um princípio fundamental para o desenvolvimentodas atividades intelectuais da criança, sendo indispensável para a prática pedagógica.
Assim, ao perceber que o ato de brincar acompanha o desenvolvimento da inteligência, do ser humano, da sociedade e da cultura, que brincar faz parte do desenvolvimento sadio e pleno de todos os indivíduos, despertou-se para o estudo e escolha do tema: O Lúdico na Educação Infantil: Aprender Brincando.Diante disso foi dado continuidade ao estudo com o tema acima citado, cuja problemática evidencia-se no sentido de discorrer sobre a importância da utilização do lúdico na educação infantil, a importância do brincar, pois o brincar é a essência do pensamento lúdico e caracteriza-se nas atividades executadas na infância. Também evidenciada através da pesquisa bibliográfica a contribuição dautilização do lúdico para que a criança desenvolva de maneira mais prazerosa suas capacidades e habilidades de aprendizagem. Descobrir que brincando se aprende.
Nesse sentido, a escolha do tema mostra-se extremamente relevante pelo fato de que os resultados da educação, apesar de todos os esforços e projetos, continuam insatisfatórios, visualizando-se a necessidade de mudanças no sistema educacional.Vislumbrando-se que a ludicidade apresenta grande importância no cenário educativo, principalmente na educação infantil, pelo fato de que o brinquedo se configura no que há de mais puro da infância, através do brinquedo pode se realizar um trabalho pedagógico diferenciado, que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem, do desenvolvimento humano.
Este trabalho busca definir o que seja olúdico, as formas com que ele se apresenta através do brincar, de jogos, de brincadeiras. Uma das principais formas de trabalhar o lúdico na educação infantil, que é através dos jogos.
Diante desta realidade propõe-se pesquisar as diversas formas e métodos que possam auxiliar o professor neste processo, pois de acordo com Carlos Drummond de Andrade “Brincar com a criança não é perder tempo, éganhá-lo: se é triste ver menino sem escola, mais triste é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação dos homens críticos e transformadores de uma sociedade.”
























1. BRINQUEDO, BRINCADEIRA E JOGO


A literatura especializada não define um conceito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Infantil: Aprender Brincando
  • APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O Lúdico na Educação Infantil: Por que ensinar brincando?
  • O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O BRINCAR E O APRENDER
  • O lúdico na educação infantil: entre o brincar e o aprender
  • Aprender brincando: o lúdico na aprendizagem
  • Aprender Brincando: O Lúdico nas séries iniciais.
  • APRENDER BRINCANDO. O brincar como prática pedagógica e instrumento avaliativo na Educação Infantil.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!