O lúdico como metodologia do ensino de matemática

Páginas: 10 (2329 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
O LÚDICO COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Clarice da Rosa Novaski
Vanessa Machado – Professora Tutora Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Matemática MAD0017 – Prática do Módulo II
25/01/2011

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática lúdica no ensino de Matemática. Este estudo visa mostrar que o lúdicoproporciona uma nova maneira de aprender, e se desenvolver, construindo conceitos de forma interessante, envolvente, de modo que o aluno seja instigado a aprender participando, vivenciando sentimentos, testando hipóteses e escolhendo procedimentos para atingirem objetivos. Tanto Piaget, como Wallon, Vygotsky e outros, atribuíram ao brincar do aluno um papel decisivo no processo de crescimento e maturação. Aescola do novo século precisa desenvolver metodologias para a construção da aprendizagem dos educandos. A prática lúdica foi aplicada na nossa turma, mas preparada para alunos de 5ª Série do Ensino Fundamental.


Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Matemática; Lúdico

1 INTRODUÇÃO

Este artigo faz uma reflexão na prática educativano processo ensino aprendizagem da matemática especialmente das frações, defendendo uma estratégia lúdica por entender que a ludicidade não se limita à infância, mas permeia todas as etapas da vida humana.

A partir dessa idéia considera-se que os conteúdos de matemática podem ser ensinados de maneira prazerosa, visto que, esse componente curricular ainda enfrenta frustrações nesse processo.Desvincular o aprendizado da matemática de uma prática exaustiva tradicional é responsabilidade de todo educador, que façam do aprender um intercâmbio de relações criativas.

Nesse entendimento, a ludicidade, o brincar e o uso de jogos para o ensino da matemática são triangulados com o conhecimento dos teóricos do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Fazendo distinção entre ludicidade, aobrincar expressa de forma alegre e criativa sua exploração de mundo, pois em seu intenso processo de desenvolvimento corporal e mental, exigem-se dela a cada instante uma nova exploração e uma habilidade. E nessa procura o jogo é o que mais lhe permite satisfazer essa necessidade de manifestar-se de forma completa.

2 UMA BREVE ABORDAGEM SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Existem várias maneiras deolharmos para a História da Matemática. Em primeiro lugar, quando pretendemos estudar a História da Matemática, estamos olhando para a matemática de outros povos e de outras culturas. Nesse contexto, é importante que olhemos para estas culturas com o objetivo de buscar satisfazer as suas próprias necessidades, e não como culturas que são “menos desenvolvidas” do que as culturas contemporâneas. Seadotarmos esse ponto de vista poderá nos beneficiar de uma oportunidade única de ver como culturas diferentes da nossa pensavam, e como a matemática delas era diferente da nossa matemática, por causa do contexto histórico no qual estas culturas estavam inseridas.

Os gregos antigos eram grandes pensadores. No entanto, para Aristóteles e Platão, o número só podia ser número natural maior quezero. Esta situação pode nos parecer estranha, mas só poderemos compreender as idéias que eles tinham se entendermos a maneira como eles conceituam número e as razões porque faziam. Da mesma forma, precisamos entender a cultura matemática de nossos alunos, se quisermos compreender porque, às vezes eles têm dificuldades para assimilar certos conceitos que gostaríamos que eles compreendessem.

AHistória da Matemática nos oferece uma oportunidade única de entender a existência de diferentes culturas matemáticas e, portanto, nos permite apreciar melhor os aspectos sociológicos da educação matemática, tão importante no dia-a-dia da sala de aula.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI

O ensino da matemática é de vital importância para o ser humano, pois à medida que nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lúdico como metodologia do ensino de matemática
  • O lúdico e o ensino da Matemática
  • Lúdico no ensino da matematica
  • O ensino de matemática através do lúdico
  • Jogos lúdicos no ensino da matemática
  • Metodologia Do Ensino de Matemática
  • metodologia do ensino da matemática
  • Metodologia do ensino da matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!