o jugamento de socrates resenha

962 palavras 4 páginas
O JULGAMENTO DE SÓCRATES
INTRODUÇÃO
Sócrates foi provavelmente o filósofo mais importante de todos os tempos, isto é demonstrado, pois houve uma ruptura no tempo, no que diz respeito à filosofia que passou a ser dividida entre os pré-socráticos, filósofos que viveram antes de Sócrates e pensavam sobre as forças da natureza e os pós socráticos, que vivem após os ensinamentos de Sócrates.
Sócrates viveu até os 70 anos de idade em Atenas, na Grécia, por volta de 500 anos A.C. causando uma revolução no modo de pensar de sua época, procurando ensinar e questionar as verdades espirituais eternas por meio do seu método “a maiêutica” que significa o nascimento das ideias.
Tal comportamento acabou por trazer inúmeros inimigos que acusam Sócrates de corromper os jovens atenienses, sendo tratado com riqueza de detalhes pelo livro Fédon, escrito pelo seu principal discípulo Platão, este inclusive escreveu tudo o que conhecemos sobre vida e obra de Sócrates.

ACUSAÇÃO
Segundo Platão, página 59. “A cidade de Atenas não podia mover ações, mas um cidadão podia, assumindo, porém, total responsabilidade, se a acusação não fosse considerada procedimento pelo júri. O acusador era Meleto, mas não só ele, também Ânito e Líon, com os mesmos direitos à palavra durante o processo. Meleto era o acusador oficial”.
Sócrates, mesmo nos momentos de acusação usou a maiêutica para tentar levar sua verdade aos jurados. Era ele quem interrogava Meleto e não o contrário realiza inúmeras perguntas. Chega a comparar os jovens à cavalos, dizendo: “será que é da mesma forma, como com os jovens, todos os homens os tornam melhoras, mas somente alguns os mutila?” e continua “Pode existir alguém que prefira o mal, ao invés do bem? Me trouxe ao tribunal porque corrompo os jovens por querer e os torno maus, ou faço isto sem querer?”
Além de ser acusado de corromper a juventude, Sócrates também é acusado de não acreditar nos deuses, mas ele afirma que sempre fala dos demônios e se fala de

Relacionados