O judísmo

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 19 de maio de 2011
O Judaísmo
Introdução
Este trabalho foi realizado a pedido da professora de Educação Moral e Religiosa Católica, Maria do Céu Rodrigues, com a finalidade de elaborar um pequeno trabalho sobre as religiões não-cristãs, a que nós escolhemos foi o Judaísmo, que é a mais conhecida.
O trabalho será composto pela seguinte ordem: primeiro irei falar sobre a religião escolhida, depois sobre os rituaise os símbolos Judaicos e por fim iremos mostrar algumas curiosidades, imagens legendadas relacionadas cm o tema do trabalho, os Judeus.
Espero que goste.
Judaísmo
Judaísmo é o nome dado à religião e cultura do povo judeu, e que também serviram de base para outras grandes religiões como cristianismo e o islamismo.
Embora o termo judaísmo refira-se à religião predominantemente na Judeia ou sejaà cultura dos povos hebreus, na actualidade o judaísmo não procura mais se identificar como sendo uma religião, em vez disso, os judeus têm encarado o judaísmo como uma cultura independente da história do mundo, com uma língua (hebraica) autêntica de modo a preservar seus princípios morais e étnicos direccionados focalizados nos ancestrais bíblicos, assim como a sua liturgia, a filosofia e outraspráticas religiosas que juntas fazem parte de uma unificação doutrinária que organiza os diversos povos que hoje formam do povo escolhido para governar a terra prometida.
O tema principal do Tanakh (o Antigo Testamento cristão) é um relato da relação dos israelitas (também conhecidos como hebreus) com Deus, segundo os reflexos dessa relação na sua história desde o princípio dos tempos e aconstrução do segundo templo (cerca de 350 a.C.).
Para os judeus, a Torá (o Pentateuco) foi transmitida a Moisés, directamente de Deus e ensinada ao povo. Seu conteúdo foi compilado na íntegra, para que assim ele jamais fosse esquecido e permanecesse imutável, mesmo com o desaparecimento dos sábios que a transmitiram, de geração a geração.
Se bem que o judaísmo tenha sempre reconhecido um certo númerode outros princípios de fé judaicos, nunca desenvolveu um catecismo obrigatório. Surgiram variadas formulações das crenças judaicas, a maioria das quais com muito em comum entre si, mas divergentes em vários aspectos. Nos últimos dois séculos, a comunidade judaica dividiu-se em vários movimentos judaicos. Cada um desses movimentos tem uma abordagem diferente no estilo de vida, cada movimentocumpre mais ou menos leis. A maior parte das formas de judaísmo ortodoxo geralmente cumprem muitos preceitos, ao passo que as formas não-ortodoxas de judaísmo geralmente defendem que os princípios foram evoluindo com o tempo e adapta o judaísmo aos costumes locais. Estes tópicos são discutidos com maior profundidade no artigo sobre os princípios de fé judaicos.
A Torá ou Pentateuco, de acordo com osjudeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá : Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.  
Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecidopor rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.
Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos (aos 8 anos de idade) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas (aos 12 anos de idade).
Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.
A lei judaica considera judeu e todo aquele que nasceu de mãe judia ou se converteu de acordo com essa mesma lei. (Recentemente, os seguidores da Reforma Americana e do Reconstrucionismo têm incluído também as crianças nascidas de pai judeu e mãe gentia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • judismo
  • Judismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!