O jovem, a educação,sociedade e trabalho

Páginas: 3 (718 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
É inevitável pensar no jovem, sem relacionar com as questões de educação, sociedade e trabalho. Observo que o jovem está sempre à procura de coisas novas, de ocupação social, essa busca começa naadolescência. Esse período é marcado por vários fatores, a abertura de uma nova realidade resulta em confusão de conceitos, acarretam angústias, dificuldades de relacionamentos, além de conflitos devalores.
Dessa forma, o grande conflito a ser solucionado na adolescência é chamado crise da identidade, é exatamente essa crise que fará com que o jovem parta em busca de identificações, os chamadosgrupos formados, para compartilhamento de suas angústias e padronizar atitudes e ideias. Nesse sentido a construção da identidade é construída socialmente. (Erikson, 1972).
Entendo o ambiente familiare a hereditariedade influencia nosso desenvolvimento, mas cada pessoa organiza da sua maneira o que aprendeu e recebeu dos pais. Por isso, dois irmãos que recebem a mesma educação, às vezesdesenvolvem personalidades diferentes, maneiras diferentes de ser e isso acontecem porque as influências familiares são interpretadas de maneiras particulares e as influências fora a família também contribuempara a formação da personalidade, o que tornam as pessoas diferentes umas das outras.
Penso que a família também tem o papel fundamental na construção da identidade desses jovens, pois está cada vezmais distante do convívio familiar, o diálogo não faz parte desse espaço. Isso resulta cada vez mais jovens com sérios problemas emocionais psicológicos e sociais.
Observo que a sociedade atualmantém a ideologia capitalista, sendo assim individualista, competitiva, mantendo uma hierarquia, onde os mais favorecidos sempre estão à frente em todos os aspectos. Nesse sentido o mercado de trabalhocada vez mais exigente, e a escola sem preparo. Isso deriva para os menos favorecidos em precariedade nos estudos e sem uma boa ocupação no mercado de trabalho, com remuneração digna.
Os valores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade e oportunidades de trabalho ao jovem
  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Trabalho e educação de jovens e adultos
  • Sociedade Trabalho e Educação
  • EDUCAÇÃO SOCIEDADE E TRABALHO
  • Educação,Sociedade e Trabalho
  • Trabalho de Sociedade educação e cultura
  • educação, sociedade e trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!