O Jornalista Leandro Fortes Conta Os Segredos Das Reda Es

466 palavras 2 páginas
O jornalista Leandro Fortes conta os segredos das redações
Jornal do Brasil12/08/2008 às 21h23 - Atualizada em 24/10/2011 às 23h49
JB Online
RIO - O jornalista Leandro Fortes conta no livro Os segredos das redações, lançamento da Editora Contexto, os fatos que só costumam se revelar depois de tempos passados dentro do ofício. Afinal, quem trabalha com isso? Qual é a fauna que reina nas redações? É preciso sacrificar-se? E como se preparar para as entrevistas? Como escrever bem, ter estilo e, mesmo assim, ser objetivo e conciso?
Com experiência de duas décadas em diversas redações, Leandro Fortes prepara os novos colegas para o que enfrentarão. Descreve no livro a hierarquia da empresa, os humores e as manias dos chefes e patrões.
Fala das regras obscuras dentro do jornalismo, muitas delas ditadas por comandantes sem escrúpulos, puxa-sacos subservientes e sem caráter , avalia o autor, que ainda expõe os mitos que são criados nas redações e as práticas comuns utilizadas dentro delas.
Mas não são só esses segredos que o livro desvenda. Leandro Fortes também dá dicas de como desenvolver a pauta jornalística. Explica como utilizar o lide e a pirâmide invertida, sempre dentro dos conceitos universais para se ter um texto objetivo, simples e com frases curtas. Retrata os perigos dos adjetivos, das impessoalidades e da falsa erudição nos textos. Sem nunca se esquecer dos detalhes, como, onde e quando se deve colocar caixa baixa ou alta nas palavras.
No final do livro, Leandro Fortes levanta as questões éticas e a discussão sobre a necessidade do diploma. O jornalista se confessa um apaixonado pela profissão, mesmo com os seus percalços.
- Ser repórter é um estado de espírito, é ter a disposição de decodificar o mundo para o próximo e ter como recompensa uma nova jornada para trabalhar com mais amor e dedicação ainda. É matar um leão todo dia, toda semana, como se essa caçada atrás da notícia fosse, no fim das contas, uma razão para viver sem que para isso seja

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Fabi
    297130 palavras | 1189 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas