O JORNALISMO COMO PROFISSÃO DO CONHECIMENTO - Carlos Castilho

413 palavras 2 páginas
O JORNALISMO COMO PROFISSÃO DO CONHECIMENTO

Carlos Castilho

FICHAMENTO/RESUMO

A revolução digital ampliou e diversificou o protagonismo dos indivíduos na comunicação interpessoal em ambiente sociais, conferindo uma importância critica à organização deste monumento fluxo de mensagens contendo dados e informações.
A nova realidade digital está impondo ao jornalista a missão de dar significado a noticias. Gerar fluxos de noticiais para alimentar a produção de conhecimento que permitam às pessoas evoluir social e economicamente. Na hora em que é levado a se transformar um profissional do conhecimento, o jornalista necessita rever sua rotina de trabalho, valores profissionais e comportamentos sociais.
A grande mudança está nos objetos da atividade profissional. O jornalista passará a trabalhar pensar mais nas necessidades e desejos dos receptores de noticiais. Em vez do padrão, a referencia básica passa a ser a comunidade de leitores, ouvintes e telespectadores.
Engajamento comunitário, este engajamento permite que o jornalista identifique na comunidade à qual está vinculado os dados que serão estruturados como noticiais, que por sua vez provocarão debates sobre os quais será construído o conhecimento individual e coletivo.
A agenda da imprensa sempre deu um tratamento diferenciado às noticiais conforme o seu objetivo. São noticiais onde é fácil estabelecer a relação custo/beneficio porque a demanda e a oferta são claramente identificadas. Em compensação, as noticias relacionadas ao gerenciamento é conhecido como interesse social recebem menos atenção da imprensa porque em geram tratam de temas complexos. A diferença básica está entre as noticias que o publico quer ler e aquelas necessárias ao exercício da cidadania. As primeiras são reguladas pelo mercado, ao passo que as de interesse publico dependem de motivação intelectual que nem sempre encontra uma compensação financeira.
O Jornalismo voltado para a produção de conhecimento preenche a

Relacionados