O JORNAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESCOLA MUNICIPAL
AILTON DE PAULA CARVALHO
O JORNAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESCOLA MUNICIPAL
SETE LAGOAS – MG
JANEIRO/ 2012
AILTON DE PAULA CARVALHO
O JORNAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESCOLAMUNICIPAL.
Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação da Universidade Estadual de Montes Claros, apresentado como requisito à obtenção do título de Especialista.
Orientador: Profª. MS.Antônia Márcia Duarte Queiroz
SETE LAGOAS - MG
JANEIRO / 2012
AILTON DE PAULA CARVALHO
Trabalho deConclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação intitulado “O JORNAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESCOLA MUNICIPAL” apresentado ao Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação da Universidade Estadual de Montes Claros, como requisito à obtenção do título de Especialista, aprovado pela Banca Examinadora constituída pelos seguintes professores:_____________________________________________________________________
Orientadora: Profª. Ms Antônia Márcia Duarte Queiroz – Unimontes
_____________________________________________________________________
Professora Ms. Eliana de Freitas Soares – Unimontes
_____________________________________________________________________
Professor Ms. Marcos Nicolau Santos da Silva – UnimontesSETE LAGOAS – MG
JANEIRO – 2012
Dedico este trabalho a todos que por força do estímulo fizeram-
me estudar mais e compreender melhor a necessidade da busca
por mais conhecimentos.
Agradecimentos
Agradeço a Deus por todos os caminhos que me permite percorrer na área da educação.Agradeço a meus familiares pelos esforços em incentivar-me a enveredar no estudo e práticas pedagógicas.
Sou grato aos professores do curso de mídias e em especial à minha orientadora Prof. MS. Antonia Márcia Duarte Queiroz pela paciência e ajuda na realização deste trabalho.
Muito obrigado a todos!“Não se apressava em fazer seus discípulos hábeis no falar, haver-se e excogitar-se expedientes. Antes de tudo cria necessário tangê-los à trilha da sabedoria”.
Platão
Resumo
Este trabalho teve como premissa mostrar o uso do jornal como modelo para a produção de texto a alunos de Escola Pública Municipal. A mídia impressa favorece aobtenção de conteúdo, a aprendizagem das linguagens e dos tipos textuais para serem escritos e reescritos pelos alunos. Uma intervenção pedagógica se realizou para sanar as deficiências de produção textual. As atividades de leitura de jornais, livros literários, outros impressos e a exigência da escrita estimularam a redação de vários tipos de textos, inclusive aqueles próprios para a representaçãoteatral. No final, resultaram ganhos na capacidade crítica de leitura, a melhor adequação de técnicas para a redação e a aquisição básica de proficiência para elaborar textos.
Palavras-chave: Mídia impressa, jornal, texto, escrita.
Abstract
This work was premised show the use of paper as a model for the productionof text students from Public School. The print media favors the acquisition of content, learning languagens and text types to be written and rewritten buy the estudents. An educational intervention was undertaken to address the shortcomings of textual production. The activities of reading newspaper, literary books and other forms of written demand stimulated the writing of various types of...
Por favor, assinar para o acesso.