O jogo na educação infantil

Páginas: 40 (9919 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de discutir os motivos que levam as crianças a dedicarem grande parte de seu tempo ao jogo, à brincadeira. Por esse motivo, pesquisamos sobre como é importante os jogos na Educação Infantil e a prática pedagógica do professor de crianças de 3 anos. Para isto, as contribuições de Piaget, Vygotsk entre outros pensadores da Educação apresentamexperiências concretas na realidade que permitem uma perspectiva em que se priorizam na Educação Infantil as bases primeiras da formação para a cidadania, percebendo-se a criança como ser humano pleno.

Utilizamos pesquisas didáticas de diversos autores como: Zilma de Oliveira, Tizuko Morchida, Piaget, dentre outros, utilizamos também nossa pesquisa de campo como aspecto fundamental ao qual foielaborada uma entrevista com oito profissionais da rede particular de Educação Infantil. Valemo-nos também de nossas experiências extraídas de nossos estágios.

Esta pesquisa fica assim dividida: o primeiro capítulo fala sobre o jogo e suas características e o desenvolvimento da criança, o segundo falamos um pouco sobre Piaget e o terceiro sobre a formação do professor, e o quarto eúltimo capítulo sobre a Pesquisa de campo.

Para atuar na Educação Infantil é necessário conhecer as crianças, suas características e seus direitos, conhecer a metodologia própria para atuar com mediador, bem como a legislação que possibilite a formação de um cidadão na atualidade e que respalde um verdadeiro trabalho pedagógico na Educação Infantil.

Associar à educação da criançaa brincadeira não é algo novo. As brincadeiras construíras sempre de uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear como de educar ao mesmo tempo.

A relação entre brincadeiras e a educação são antigas, Gregos e Romanos já falavam da importância do jogo para educar a criança. Portanto a partir do século XVIII, percebe-se a necessidade e se expande a imagem da criança como serdistinto do adulto: o brincar destaca-se como típico da idade.

O maior desafio da Educação Infantil e de seus profissionais está em compreender, conhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo. A Instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam elementos da cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento.

1- O JOGO

Asrelações entre brincadeira, educação e o desenvolvimento global da criança são antigas. A importância do brincar como instrumento para educar já era citada pelos gregos e romanos. Embora reconhecido por pesquisadores e educadores é muitas vezes, negligenciado no universo escolar, sendo substituído por tarefas “mais sérias”, enfatizando-se, excessivamente, a aquisição do saber sistematizado comoúnica finalidade da educação. Este é um pensamento equivocado, afinal a atividade lúdica é importante aliada no processo de aprendizagem, influenciando a parte intelectual, emocional e corporal da criança, levando-a a liberdade de expressão, mesmo porque a ação é algo inerente ao homem desde o seu nascimento, e é através dela que ele se desenvolve, experimenta, organiza a sua realidade interna e oseu mundo externo. Mostra a sua preocupação e a capacidade em como sobreviver, ter prazer, resolver problemas e se relacionar.

A educação, enquanto área do conhecimento refere-se à experiência da ação como fator fundamental ao desenvolvimento de habilidades e à aprendizagem. Nela pode-se citar Piaget, que considera a criança como um ser que se desenvolve a partir de sua ação sobre o mundoe da interação com o meio físico e social. Para ele “o desenvolvimento psicológico não é dado à criança, naturalmente, ao nascer. É ela que irá construir, ativamente, seu desenvolvimento, a partir do crescimento orgânico (da maturidade neurológica e fisiológica), das experiências que vivência quando interage com o ambiente físico e social e de atividades internas denominadas equilibração”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos e brincadeiras na educaçao infantil
  • a imprtancia dos jogos na educação infantil
  • Jogos na Educação Infantil
  • O jogo na educação Infantil
  • Jogos e brincadeiras na educacao infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • a importância dos jogos na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!