O jingle como fator de influenciação na compra

9448 palavras 38 páginas
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CRIAÇÃO DO RÁDIO
2.1. O RÁDIO NO BRASIL
3. PRIMEIROS JINGLES BRASILEIROS
4. DEFINIÇÕES DE JINGLE
4.1. OUTROS TIPOS DE JINGLE
4.2. COMO FAZER UM BOM JINGLE
5. O USO DO JINGLE NO MARKETING
5.1 MENSAGENS SUBLIMINARES
6. MARCA SONORA
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Neste projeto será abordado o papel fundamental deste fonograma (Jingle) para o sucesso de campanhas publicitárias e será observado como o jingle influencia a compra de produtos ou de serviços e a fidelização de determinada marca na mente das pessoas. Iremos aqui descobrir o que é realmente um jingle, quando que ele surgiu, o que esse fonograma é capaz de fazer e por quê utilizá-lo.

O termo Jingle vem do inglês e significa tinir, retinir, soar. Na linguagem publicitária, entretanto, ele é definido como uma composição musical e verbal de longa ou curta duração (15 a 30 segundos, às vezes mais, contendo as características de uma canção), feita especificamente para um produto ou serviço. O Jingle é capaz de dar personalidade ao produto. A música facilita a fixação de ideias, não é a toa que professores recorrem à música para seus alunos guardarem fórmulas, tabelas, etc. Uma melodia bem trabalhada é capaz de otimizar a principal mensagem, como o slogan ou o próprio nome da empresa. Um fonograma bem feito pode se transformar no elo mais forte entre um anunciante e um consumidor, mas nem sempre é fácil convencer o empresário a investir nesse tipo de propaganda. Nestes aspectos, este projeto pretende investigar como a elaboração de uma música de acordo com o perfil do público-alvo, adequado ao veículo de comunicação e somado a uma “boa” letra, dará animação e movimento ao produto/serviço do anunciante, melhorando assim a assimilação da mensagem transmitida.

Um Jingle é uma mensagem publicitária ou um slogan memorável musicado e elaborado com um refrão simples e de curta duração, com uma melodia cativante, a fim de ser lembrado com facilidade. Música feita

Relacionados