O islamismo

Páginas: 11 (2656 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
O Islamismo
A Origem Histórica do Islamismo
 
O Islamismo é a religião que tem por fundador o Profeta Maomé (570-632). Essa religião também pode ser denominada de Religião Muçulmana ou Religião Maometana.
 
O Islamismo é uma religião que proclama a fé num só Deus (Alá). É, portanto, monoteísta, como o judaísmo  e o cristianismo; e universal, pois se dirige a todos os povos do mundo. O termoIslamismo, deriva da palavra Árabe Islã,que significa “submissão a Deus”. Deus em Árabe é Alá (Allah).
 
Cronologia Histórica do Islamismo
Por volta de 572: Nascimento de Maomé;
Por volta de 612: Maomé recebe a revelação de Deus. Durante 10 anos, ele tenta converter os habitantes de Meca;
622: Maomé precisa fugir com seus adeptos. É a Hégira, a emigração. Essa data marca a fundação doIslamismo (Islã) e o ano 1 do calendário Muçulmano;
632: Maomé volta a Meca em peregrinação, faz seu discurso de despedida e morre pouco depois;
Entre 644 e 656: Fica estabelecida a versão única e definitiva do Alcorão;
Século 8: Os árabes, convertidos ao islamismo por Maomé, conquistaram um imenso império que se estende da Índia a Espanha.
A Doutrina Islâmica
 
O Islamismo prega a submissão totaldo homem à vontade de Alá, o Deus Único, criador de todo o mundo. Essa submissão é chamada de Islão, e aquele que professa a sua fé em Alá, é dominado muçulmano (palavra que vem do Árabe muslin).
 
Os Cinco Pilares da Religião Islâmica
 
Os princípios básicos do Islamismo estão relacionados com os seguintes deveres fundamentais dos Muçulmanos:
1. A profissão de fé: o fiel pronunciadiretamente: “Não há outra divindade além de Alá" e “Maomé é meu profeta”;
2. A Oração: ela deve ser feita cinco vezes ao dia, de joelhos e com a testa no chão, na direção de Meca;
3. A Esmola Legal: é um tipo de imposto religioso que é pago para beneficio dos pobres;
4. O Jejum no Ramadã: durante o mês sagrado dos muçulmanos, ou Ramadã, as pessoas não comem nem bebem durante o dia.
5. A Peregrinação aMeca: todo muçulmano de posses deve fazer essa peregrinação até a cidade sagrada de Meca, na (Arábia Saudita), pelo menos uma vez na vida. Se a pessoa não tiver condições de realizar esse ato, não terá problema algum em ter deixado de fazer isso.
O Alcorão
 
Assim como os evangélicos, os judeus e os católicos possuem um livro sagrado, os muçulmanos também têm seu próprio livro sagrado, esselivro tem o nome de Alcorão (do termo Árabe cujo o significado é a leitura). Os fiéis sempre lêem o livro escrito em Árabe.

O Alcorão é formado por 6226 versículos, divididos em 114 suras (ou capítulos). As suras são classificadas em ordem decrescente: as mais longas são as iniciais e as mais curtas, as finais. Cada uma delas começa com uma oração que o fiel repete sempre antes de qualquer açãoimportante: “Em nome de Alá Clemente e Misericordioso!”

Para entendê-lo é preciso conhecê-lo por inteiro ou aprendê-lo de cor, como fazem os muçulmanos desde criança. O Alcorão repete com insistência que não existe mais do que um só Deus (Alá). Ele é o criador de tudo o que existe e nada existe fora Dele. O livro sagrado ainda explica que Alá enviou a cada povo um profeta, um livro , uma lei:Abraão e, depois Moisés receberam a Torá; Jesus, o Evangelho; e Maomé, o Alcorão. Assim como a Bíblia, o Alcorão também anuncia que o divino, no final dos tempos, julgará os homens e os povos.
 
A Suna conta as palavras, os fatos e os gestos do profeta. Ao contrário do que muitos pensam, o Alcorão, não traz somente orientações de cunho religioso, o livro contém instruções que contribuem para apreservação da ordem social e dos interesses dos grandes comerciantes. Por exemplo, dentre as recomendações de ordem social que podemos encontrar no Alcorão, temos as seguintes:
Proibição do consumo de carne do porco, pelos fiéis;
Proibição do consumo de bebidas alcoólicas;
Proibição da prática de jogos de azar.
O roubo é severamente punido.
Um detalhe intrigante e ao mesmo tempo interessante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!