O Internetês

Páginas: 10 (2345 palavras) Publicado: 8 de março de 2014
DAIANE BORDIN BATISTA



GÊNEROS TEXTUAIS E A LINGUAGEM DA INTERNET
NOVA LÍNGUA: O INTERNETÊS







UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
São Paulo - SP
2012
DAIANE BORDIN BATISTA




GÊNEROS TEXTUAIS E A LINGUAGEM DA INTERNET
NOVA LÍNGUA: O INTERNETÊS


Pré-projeto apresentado na Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica como requisito básico para a apresentaçãodo Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Pós Graduação em Gramática e Texto da Língua Portuguesa


Orientador: Murilo Jardelino da Costa



UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
São Paulo - SP
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................ 03
2. JUSTIFICATIVA 06
3. OBJETIVOS................................................................................................... 08
4. METODOLOGIA DA PESQUISA ................................................................... 09
5. CRONOGRAMA ............................................................................................. 10
6. REFERÊNCIAS ..............................................................................................11
















1. INTRODUÇÃO – GÊNEROS TEXTUAIS E A LINGUAGEM DA INTERNET: ATÉ ONDE ISSO NOS É BENÉFICO?
É fato que a grande maioria das pessoas não consegue ficar sem acessar a internet que seja uma vez por dia, e é maior ainda a quantidade que faz esse acesso para, apenas, verificar seu e-mail ou comentários em seu facebook ou twitter.
As pessoas se tornaram escravas datecnologia; é quase impossível sair às ruas e não ver alguém com um celular de última geração com acesso à internet ou com os tablets ou ipads também conectados. Essa comunicação à distância de fácil acesso é febre nos dias atuais.
Sabemos que a internet também é uma ferramenta de trabalho, mas sua utilização tem sido maior para fins comunicativos. É difícil achar alguém, principalmente entre osjovens, que não tenha facebook ou MSN Messenger.
De acordo com pesquisas, o número de indivíduos que têm acesso à internet aumentou significativamente de 1997 a 2007, registrando um crescimento médio de 23% nesse período. E com o surgimento de novos instrumentos de comunicação, a tendência é esse aumento ser ainda maior com o passar dos anos.
Como tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, com ainternet não poderia ser diferente. Claro que a tecnologia é sempre bem vinda, mas não podemos deixar de falar que com o surgimento dessas novas maneiras de se comunicar o ser humano foi esquecendo formas anteriores a essas, como, por exemplo, a carta. Hoje em dia o correio se tornou apenas um meio de envio de pedidos de compras pela internet.
Vivemos na era do skype, da msg pelo cel., do e-mail, dovaptvupt. As pessoas não tem mais paciência de sentar e escrever uma carta, muito menos de esperar dias e dias para receber uma resposta. Aliás, quando a internet “dá pau” e não conseguimos visualizar o que queremos, já corremos e ligamos para o prestador do serviço.
Isso sem falar que com essa era tecnológica, parece que as pessoas não sabem ou não querem mais escrever de maneira completa. Émais que comum vermos expressões do tipo “pq?”, “vc tá bem?”, “nesse fds...”, “ah, smn q vm...”, “bjs procs”. Basicamente, a linguagem da internet reflete “a lei do menor esforço”, o que usamos muito na linguagem oral.
A essa nova maneira de escrever dá-se o nome de Internetês, um neologismo criado para designar a linguagem utilizada na internet. Ele exige rapidez no diálogo, com o objetivo deganhar tempo sem perder as informações.
Toda essa rapidez na hora de escrever algo é muito vista nos posts, scraps ou depoimentos deixados nas páginas da web, nesses sites de relacionamentos. Isso nada mais é do que uma evolução das antigas cartas ou bilhetes. E para falarmos dessa evolução, não podemos deixar de citar os gêneros textuais, pois foi por meio deles que essa evolução se tornou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Internetês
  • Internetês
  • Internetês
  • Internetes
  • Internetês
  • internetes
  • internetês
  • Internetês

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!