O INSTRUMENTO CONTRATUAL FEUDAL E SUA RELAÇÃO COM AS ESTRUTURAS CONTEMPORÂNEAS

2246 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

A Idade Média foi à junção dos elementos de três mundos distintos: o Romano, o
Germânico, mais a Igreja Católica. O primeiro contato se deu a partir das invasões bárbaras ao
Império Romano que foi do século V d. C ao século XV. O resultado disso foram mudanças profundas dentro da dinâmica social europeia, principalmente, no que diz respeito às relações e obrigações entre a aristocracia rural e a grande massa da população.
Será nesse momento, que veremos o desenvolvimento de um imaginário sobre a vida, a salvação e a morte, esses temas eram difundidos através de um discurso religioso disseminado pela Igreja Católica que, de certa forma, contribuía para oprimir a grande maioria da população.

Por esse viés, muitos acreditam que a Idade Média foram cem anos

homogêneos, atrasados, mergulhados nas trevas e na ignorância. É bem verdade que nesse momento havia mecanismos que não permitia a população questionar e entender os processos que se desencadeavam na época, mas deve-se apreender que foi um período de mudanças e transformações nas relações politicas, econômicas e sociais.
Assim, o período medieval nos legou algumas peculiaridades. Uma dessas foi o
“Contrato”, instrumento que regulou e estabeleceu algumas mudanças dentro das relações trabalhistas da época. Este pode ser considerado um mecanismo jurídico que prevaleceu em várias civilizações e ganhou espaço dento das relações de suserania e vassalagem. Neste sentido, o contrato tornou-se modelo não apenas para o medievo, mas seu transpasse no tempo permitiu a regulamentação de novas relações no mundo contemporâneo.
Desta forma, nos propomos neste estudo tentar analisar o mundo medieval a partir das relações contratuais, levando em consideração que o contrato foi um mecanismo extremamente importante que possibilitou a organização das relações sociais no medievo. A partir desse viés, buscamos fazer uma analogia do Contrato feudal, mostrando que este prevalece até os dias atuais,

Relacionados