o instinto e suas vissicitudes

1373 palavras 6 páginas
RESENHA
OS INSTINTOS E SUAS VICISSITUDES

Inicia fazendo uma reflexão sobre as ciências, afirmando que não são de fato definidas, mas sim consistem em descrições de fenômenos, passando para agrupamento, classificação e correlação. Referente a fase de descrição não se pode evitar a aplicação de ideias abstratas ao material manipulado, estas ideias são tornam-se mais indispensáveis a conforme o material é mais elaborado. Inicialmente possuem certo grau de indefinição, não pode haver dúvida relacionada ao seu conteúdo, sendo assim, chega-se a uma compreensão a cerca de seu significado através de repetidas referências ao material de observação. Desta forma, são da natureza das convenções, embora tudo dependa de serem determinadas por terem relação significativa com o material empírico.
Após investigar melhor o campo de observação é possível formular seus conceitos científicos básicos de forma exata, os modificando, de forma a tornarem-se úteis e coerentes em vasta área. A física ilustra bem como os “conceitos básicos” que foram estabelecidos sob forma de definições, estão mudando sempre em seu conteúdo.
Falando sobre o instinto do ângulo da fisiologia, caracteriza-se com estímulo aplicado no tecido vivo (sustância nervosa) e a partir de estímulos externos é descarregado para fora. Instinto pode se compreender como um estímulo aplicado a mente, porém, não se pode igualar os dois. Existem outros estímulos a mente além dos de natureza instintual, por exemplo a luz que entra em contato com os olhos não é instintual, já uma “secura” na garganta sim.
Primeiramente um estímulo instintual não vem de fora, mas sim do próprio organismo, atuando de diferentes formas na mente, fazendo com que seja necessário diferentes ações para removê-lo. Um instinto atua como um impacto constante, e atua de dentro do organismo, sendo assim não se tem como fugir dele. As principais características da natureza essencial dos instintos, seria sua origem enquanto fonte de estimulação no

Relacionados

  • o conceito de velhice
    3737 palavras | 15 páginas
  • Plano de aula completo
    3698 palavras | 15 páginas
  • inversão da verdade
    7771 palavras | 32 páginas
  • blog
    68690 palavras | 275 páginas