O INSPETOR ESCOLAR SOB A TICA DA LEGISLA O

2348 palavras 10 páginas
O INSPETOR ESCOLAR SOB A ÓTICA DA LEGISLAÇÃO
LEANDRA PAULISTA DE CARVALHO *

Silma do Carmo Nunes**

Resumo:
A Inspeção Escolar é uma função que merece especial atenção no cenário da educação brasileira. A direção do trabalho desse profissional vem sido construída com base em legislações específicas que ora evidenciam um profissional fiscalizador e de controle sobre as escolas, ora norteiam para uma atuação maior na orientação pedagógicoadministrativa das escolas, um trabalho mais amplo. No intuito de promover essa reflexão sobre a atuação do Inspetor Escolar no Estado de Minas Gerais é que abro a discussão nesse artigo, com apoio nas legislações educacionais que regem essa função e na bibliografia sobre o tema, ainda um pouco escassa.
Palavras-chave: Inspeção Escolar. Legislação. Educação.
I - Introdução
A trajetória da Inspeção Escolar, seus aspectos e elementos, abrem uma série de questões pertinentes ao processo de acompanhamento do ensino, tanto público quanto privado, e ao assessoramento à gestão educacional na orientação do cumprimento das políticas públicas educacionais.
A escola é o lugar que se buscam os resultados das melhorias na educação.
Nesse sentido, o gestor escolar – ou diretor - é o responsável pela ação dos instrumentos propostos pelos órgãos superiores de educação enquanto que o inspetor assume o papel de mediador entre o legislativo e o executivo, ao mesmo tempo em que se responsabiliza pelo progresso do processo ensino-aprendizagem na medida em que norteia a prática pedagógica.
Sabendo que o espaço escolar é onde se concentra a prática, conhecer a organização escolar remete ao entendimento das práticas de gestão e, por conseqüência, as atuações de diretores e especialistas pedagógicos. É a concepção que o gestor escolar
*

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Aluna do Curso de Pós-Graduação em
Inspeção Escolar – Faculdade Católica de Uberlândia.
**
2 Orientadora : Professora Doutora do Curso de Pós-Graduação em

Relacionados