O individuo e a sociedade

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Atividade de Autodesenvolvimento – Ciências Sociais
Aula tema 03: A Sociedade e o Indivíduo

INTRODUÇÃO:

O processo de socialização do individuo, inicia-se ao nascer. Nos primeiros contatos comos familiares, e assim acontecem no dia a dia da criança, na adolescência e só termina quando morre. Os pais são os primeiros e principais agentes de socialização, ao ensinar as boas maneiras deagir, de pensar e conviver naquele ambiente familiar.
Esse processo segue na escola, com a professora e os demais coleguinhas, esta fase é chamada de socialização primária, logo após vem asocialização secundaria que ocorre na adolescência.

Com a socialização a criança descobre a importância de se existir regras, normas e como deve ser seu comportamento perante a sociedade que ela esta inserida eesta (a sociedade), também ganha ao transmitir seus preceitos, ela se perpetua e se desenvolve. A família é o principal agente de socialização na criança, por ela é que são transmitidos traços deafetividade e apoio.
Podemos compreender então como agentes de socialização: a família, a escola, os grupos de Status, os meios de comunicação em massa, e os grupos de referência, pois estes tambémacabam por formar opiniões e ajuda a compor a personalidade individual.
Com o tempo o individuo socializado adquire personalidade própria e até pode obter certo status. Pois mesmo pertencendo a umasociedade ele tem suas diferenças e desigualdades.
Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, por ser uma novidade em termos de informatização, acaba por desempenhar umpapel social muito importante e que chama atenção, porem pode ser positiva ou de forma negativa. Por conter cenas que estimule a violência e até mesmo cenas inadequadas para menores. Segundo o autorReinaldo Dias: “as cenas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem sobre a mulher” ela pode ser prejudicial na formação do caráter do indivíduo.
Porem se estes meios forem utilizados de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade e o individuo
  • O individuo e a sociedade.
  • individuo e sociedade
  • O individuo e a sociedade
  • A sociedade e o indivíduo.
  • O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
  • Sociedade e individuo
  • O individuo e a sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!