O indianismo na pintura romântica brasileira

Páginas: 8 (1960 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
O indianismo foi uma das correntes do Romantismo brasileiro, que apesar de ter seu ínicio na segunda metade do século XIX, retomava o pensamento do ínicio do século. Uma delas era a afirmação da identidade nacional após a Independência do Brasil e instituição do Império em 1822. Para tal fim, procura-se um herói que sirva como alicerce para essa afirmação do Brasil enquanto nação, assim como aEuropa teve seus cavaleiros medievais. Não poderia ser o português, uma vez que o país acabara de conquistar sua independência, apesar de conturbada. Tampouco o negro, numa época de forte escravagismo. Teria de ser um personagem com características únicas – ainda que idealizadas – e o índio foi eleito como figura simbólica para esse ideal de nacionalismo.
Mas a tendência indianista não é inauguradano Brasil. Em toda a América Latina, especialmente no México, o indianismo já era um forte movimento político e social de caráter nacionalista. A historiadora da arte, Dawn Ades - fundadora do departamento de História e Teoria da Arte da Universidade de Essex, Colchester, onde também criou o primeiro curso de graduação e pós-graduação sobre artes visuais da América Latina na Grã-Bretanha –demonstra como a arte mexicana mostrava interesse pela representação do índio, como se percebe nesta pintura:

Ades diz ainda que “a unidade nacional, a suma preocupação do momento, cada vez mais era considerada como dependendo do sentido de identidade, de ‘mexicanidad’, com fortes raízes históricas. Os anos de regime colonial passaram a ser vistos como uma selvagem interrupção da história mexicana,enquanto a continuidade com o passado pré-conquista era enaltecida” (1997, p. 31). Sendo assim, os pensadores mexicanos viam o índio como um exemplo de resistência e o usavam como mártires, retratando os invasores espanhóis como vilões cruéis, como é visto aqui:

Adaptado à realidade brasileira, o movimento indianista ganhou força através da literatura, tendo expoentes como Gonçalves Dias, Joséde Alencar e Araújo Porto Alegre, que assim como os mexicanos buscavam conferir um caráter heróico a esse personagem. Afastando-se dessa tradição, as artes plásticas apresentam um novo índio, quase sempre romantizado através de situações trágicas.
Posto isso, fica evidente que o indianismo no Brasil não foi um movimento homogêneo e ainda hoje é difícil classificar algo como “indianista”,causando grande debate no meio acadêmico. Há quem diga que a Moema de Meirelles ou a Iracema de Rodolfo Amoedo, dentre outros, não poderiam mesmo possuir um caráter heróico pois esses pintores faziam parte da Academia e, portanto, as pinturas indianistas seriam apenas ilustrações poéticas de seus referenciais literários. Outros defendem a teoria oposta, exaltando exceções como O Último Tamoio do mesmoAmoedo como representante dessa corrente que manteve viva a ideia do índio guerreiro e herói, imortalizado na literatura romântica, como visto também na obra de Chaves Pinheiro onde um índio carrega o cetro do imperador e o brasão do Império em seu escudo, explicitando a referência. De acordo com Pereira (2008, p.38), “é o próprio Império que se faz representar como um índio. A postura ainda éclássica, como representação de um guerreiro antigo, mas o indígena é imediatamente reconhecível”.

Sendo o indianismo um tema com as mais diversas leituras e discussões, este trabalho seria pretensioso demais ao propor uma definição concreta do que é a arte indianista. Não obstante, deve-se perceber a importância deste movimento na história da arte não só acadêmica ou romântica mas como parte dahistória da arte brasileira em geral.
Como dito anteriormente, a pintura indianista tem na literatura sua principal fonte. Mas nas artes plásticas, ao contrário das letras, esse tema ainda não é tão profundamente explorado. Sabe-se que no Brasil colônia existiram inúmeras representações de indígenas, mas em sua maioria científico e documental. Literário e histórico também mas com propósito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pintura Romantica
  • Pintura Romantica
  • pintura romântica
  • Pintura romântica
  • A pintura Rococó e Escultura Romântica
  • Três fases românticas brasileiras
  • As Gerações Românticas Brasileiras
  • Prosa Romantica Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!