O início da caminhada

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O início da caminhada

Segundo Oscar Wilde, "o descontentamento é o primeiro passo para o progresso". Na história recente do Brasil, a população foi às ruas contra a ditadura militar, com os“caras pintadas” e nas manifestações de junho de 2013. O que essas manifestações têm em comum é a crença de que a insatisfação destacada pelo dramaturgo é sinônimo de progresso, quando significa apenas oinicio da caminhada. Para evitar que as conquistas sejam limitadas e que o povo retorne ao seu transe hipnótico, é preciso perceber que os resultados imediatos necessitam ser consolidados nas urnas.
Asmanifestações produziram resultados imediatos. Assim como o povo, os políticos também deixaram de lado a letargia e, em pouco tempo, não só o aumento das tarifas dos transportes foi revogado, comotambém outros anseios populares – fim da PEC 37 e definição de corrupção como crime hediondo - foram atendidos. Tais conquistas representaram a vitória de uma importante batalha.
No entanto, a lutaainda não acabou. As exigências não podem se limitar a paliativos. Assim, para completar essa equação, é preciso investir na verdadeira transformação(, considerando todas as variáveis). Além decontestações dos altos custos da infra-estrutura para os eventos esportivos, as exigências por mais investimentos em saúde, educação e segurança precisam prosseguir. Aos poucos toma-se consciência de que ofuturo está nas mãos de cada um, porém, isso é um processo gradativo para a nação que acaba de sair da dormência crítica.
Portanto, constata-se que os recentes protestos trouxeram resultados,ratificando as palavras de Oscar Wilde. O povo deve continuar cobrando seus direitos nas ruas e por meio das redes sociais, dese que haja objetivos muito bem definidos. Para concretizar tais mudanças apopulação precisa desempenhar a sua cidadania de modo consciente, votando de forma responsável. Somente dessa forma será possível alcançar o real progresso, visto que um país inteiro não muda em apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A caminhada
  • Caminhada
  • a caminhada
  • caminhada
  • caminhada
  • Caminhada
  • CAMINHADA
  • caminhada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!